Secretaria da Fazenda disponibiliza aplicativo para auxiliar contribuintes

Um novo aparato tecnológico chega para facilitar o dia a dia dos contribuintes alagoanos. Trata-se do ‘Contribuinte Conectado’, que reúne em um único aplicativo os principais serviços do Portal do Contribuinte, do site institucional da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL).

A nova plataforma coloca diversas funcionalidades à disposição dos empresários alagoanos, como consulta e acesso a dados básicos (razão social e endereço), processos, certidão negativa ou positiva, Antecipado, Fecoep correspondente do contribuinte, acesso à linha digitável do código de barras do Documento de Arrecadação (DAR) e à situação dos termos de apreensão, entre outras funcionalidades.

O sistema também possibilitará – por meio do envio de notificação no smartphone – alertas sobre prazos a vencer e pendências. É o que explica o agente controlador de Arrecadação da Gerência Executiva de Tecnologia da Informação da Sefaz/AL, Artur Rogério Ferreira.

“O app informará, numa próxima versão, quando o DAR estiver com vencimento próximo ou quando o Antecipado estiver atrasado, notificando ainda quando aparecer uma nova pendência na certidão negativa ou quando for publicado algum edital de convocação”, frisa Artur.

Ainda de acordo com Artur, o projeto vem para otimizar e promover agilidade às atividades dos contribuintes, no que diz respeito ao uso dos serviços da Sefaz/AL.

“Os processos fazendários ficarão mais simples à medida que ocorrerá mais transparência e uma diminuição no atendimento realizado presencialmente para muitos dos serviços, como o protocolo e o atendimento na Gerência de Mercadorias em Trânsito (GMT)”, complementa Artur.

O contribuinte poderá baixar o aplicativo na store do seu smartphone, que encontra-se disponível inicialmente para Android. Lembrando que para acessar alguns dos serviços é necessário a autenticação do usuário por meio de senha, que será a mesma utilizada no Portal do Contribuinte.

Ascom – 16/03/2018

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo