SAÚDE – Ministério da Saúde amplia envio de vacinas contra dengue para mais 29 municípios, totalizando 521 cidades contempladas até março.

O Ministério da Saúde anunciou que vai ampliar a distribuição de doses de vacinas contra a dengue, contemplando mais 29 municípios nos próximos dias. Este novo lote se somará aos 492 municípios que já receberam as doses, totalizando os 521 selecionados para a primeira fase de distribuição até a primeira quinzena de março. A vacinação tem como foco crianças de 10 e 11 anos, sendo planejada a ampliação para adolescentes de 12, 13 e 14 anos nos municípios contemplados.

A escolha dos municípios que receberam as primeiras doses da vacina se baseou na alta incidência da dengue tipo 2, que é conhecida por provocar formas mais graves da doença. A vacina, chamada de Qdenga, teve seu registro aprovado pela Anvisa em 2023 e sua incorporação ao SUS foi anunciada em 2024.

A aquisição das vacinas foi de 5,2 milhões para este ano e a previsão é de mais 9 milhões para o próximo. A produção e oferta da vacina têm apresentado desafios, o que limitou inicialmente a sua distribuição a um grupo específico de municípios. Com a chegada de novos carregamentos, a expectativa é que a vacinação seja gradualmente ampliada pelo SUS.

Diante do aumento de casos de dengue em diversas regiões, seis estados já declararam situação de emergência: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal. Isso ressalta a importância da vacinação como medida preventiva e de controle da doença, especialmente nas áreas de maior incidência.

A vacinação contra a dengue é mais um passo importante na luta contra as arboviroses e no fortalecimento das ações de saúde pública. A expectativa é que, com a ampliação da cobertura vacinal, seja possível reduzir os casos graves da doença e proteger a população vulnerável, contribuindo para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos brasileiros.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo