SAÚDE – Governo federal cria Comitê de Enfrentamento da Desinformação para fortalecer Programa Nacional de Imunizações e Políticas de Saúde Pública.

O governo federal brasileiro anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento da Desinformação sobre o Programa Nacional de Imunizações e as Políticas de Saúde Pública. A iniciativa foi oficializada por meio de um decreto publicado no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (26). O objetivo do comitê é combater os efeitos da desinformação e recuperar as altas coberturas vacinais no país.

Coordenado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o comitê conta com a participação de outros órgãos governamentais, como a Advocacia-Geral e a Controladoria-Geral da União, além dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, Justiça e Segurança Pública, e da Saúde. Cada órgão terá dois membros e dois suplentes no grupo.

O comitê será responsável por propor estratégias, levantar subsídios, articular entre os entes federados e a sociedade civil, sugerir pesquisas, utilizar recursos técnicos e implementar políticas públicas para combater a desinformação relacionada ao Programa Nacional de Imunizações e às políticas de saúde pública. Reuniões ordinárias mensais serão realizadas, e encontros extraordinários serão agendados quando necessário.

Essa iniciativa faz parte do programa Saúde com Ciência, criado pelo governo federal na última terça-feira (24), com o objetivo de fortalecer as políticas de saúde por meio da valorização científica. Cooperação, comunicação estratégica, capacitação, análises e responsabilização são os princípios fundamentais dessa política pública. O portal Saúde com Ciência será responsável por disponibilizar informações confiáveis sobre vacinação e notícias falsas em circulação. Além disso, os cidadãos poderão enviar informações duvidosas para esclarecimentos sobre o conteúdo.

O combate à desinformação é um desafio global, especialmente no contexto da pandemia de COVID-19, em que a vacinação desempenha um papel crucial. A criação desse comitê é uma medida importante do governo brasileiro para enfrentar esse problema e garantir que informações precisas e confiáveis sejam disponibilizadas à população, contribuindo assim para a melhoria das coberturas vacinais e para a saúde pública como um todo.

É fundamental que órgãos governamentais e sociedade civil trabalhem em conjunto para combater a desinformação, cientes de que a disseminação de notícias falsas pode ter consequências graves para a saúde e o bem-estar da população. O Comitê de Enfrentamento da Desinformação sobre o Programa Nacional de Imunizações e as Políticas de Saúde Pública é um passo importante nessa direção, sinalizando o compromisso do governo brasileiro em garantir a efetividade do programa de vacinação e informar adequadamente a população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo