SAÚDE – Dengue em Minas Gerais: estado lidera casos no Brasil com mais de 464 mil notificações e decretação de emergência.

O Brasil enfrenta um cenário preocupante em relação à dengue, com um aumento significativo no número de casos registrados desde o início do ano. Apenas em Minas Gerais, as autoridades sanitárias reportaram 464.223 casos prováveis da doença, o que representa aproximadamente um terço de todos os casos contabilizados em território nacional.

Os dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde revelam que o coeficiente de incidência da dengue em Minas Gerais é de 2.260 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, ficando atrás apenas do Distrito Federal, com um coeficiente de 4.343 casos por 100 mil habitantes. Esses números são bem acima da média nacional, que é de 660 casos para cada 100 mil habitantes.

Comparando com o ano anterior, a situação em Minas Gerais é alarmante. Os 464.223 casos prováveis de dengue registrados nas primeiras semanas de 2024 já superam todos os casos contabilizados ao longo de 2023, que foram 408.393. Em 2023, o índice de incidência da doença no estado era de 1.907 casos para cada 100 mil habitantes, evidenciando a gravidade do panorama atual.

Com a explosão de casos de dengue, o estado de Minas Gerais decretou emergência em saúde pública no final de janeiro, buscando facilitar o acesso a recursos federais e agilizar ações voltadas ao combate da doença. Outros estados, como Acre, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina e São Paulo, também decretaram emergência devido ao aumento das notificações de dengue.

Para lidar com a situação, o governo de Minas Gerais planeja promover eventos de capacitação na próxima semana, visando a qualificação de profissionais de saúde para o enfrentamento das arboviroses. O Encontro Macrorregional de Enfrentamento das Arboviroses e a Oficina Macrorregional Sobre Manejo Clínico das Arboviroses terão a participação de cerca de 500 profissionais de 103 municípios das regiões Sul e Extremo Sul do estado.

A grave situação da dengue em Minas Gerais e em outros estados brasileiros demonstra a urgência de ações efetivas para controlar a propagação da doença e proteger a população de possíveis agravamentos de saúde. A mobilização de autoridades, profissionais de saúde e da sociedade civil é fundamental para enfrentar esse desafio epidemiológico e garantir a segurança e o bem-estar da população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo