São Paulo registra maior temperatura máxima da história para o mês de março desde 1943, com 34,7°C, segundo o Inmet.

São Paulo registrou no último sábado, 16, a maior temperatura máxima da cidade para o mês de março desde que os registros históricos começaram em 1943. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros da capital paulista marcaram 34,7ºC, estabelecendo um novo recorde que superou os 34,3ºC registrados nos dias 14 e 15 de março deste ano, e em 1º de março de 2012.

O Inmet divulgou a medição no domingo, 17, destacando que a temperatura ainda poderia subir após atingir os 34,7ºC, o que configura um novo marco histórico para o mês de março em São Paulo. A estação convencional do Mirante de Santana foi responsável por registrar a elevação da temperatura após as 15h desse sábado, que culminou no novo recorde.

A onda de calor que tem afetado diversas regiões do país, especialmente no Centro-Sul, resultou nesse recorde de temperatura em São Paulo. De acordo com a empresa de meteorologia Climatempo, essa onda de calor deve persistir até a quarta-feira, 20, quando se inicia o outono no hemisfério sul.

As temperaturas acima da média, causadas por sistemas de alta pressão atmosférica, representam um risco para a saúde humana. A previsão é de uma queda brusca de temperatura em algumas capitais após essa onda de calor, que tem concentrado o calor mais intenso nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.

Com a mudança do centro de alta pressão do Sul para estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a onda de calor inaugurou uma nova fase, que seguirá até a quarta-feira. Essa mudança de padrão meteorológico é caracterizada por dias sucessivos com temperaturas acima da média, representando um desafio para a população local.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo