Samu Maceió realiza 1ª edição do projeto Café com Gestão

A Supervisão Geral, junto com a Gestão de Pessoas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Maceió, iniciou a primeira edição do projeto Café com Gestão. A primeira atividade foi uma palestra com o tema “Liderança no Serviço Público”, desenvolvida por Desirée Farah, profissional coach e consultora Empresarial. O evento aconteceu no auditório do Núcleo de Educação Permanente do Samu Maceió (NEP) e foi direcionado aos coordenadores de diversas áreas estratégicas do Samu192 Maceió e supervisores dos técnicos auxiliares de regulação médica (Tams).

A consultora iniciou a palestra abordando a importância da inteligência emocional para o trabalho do socorrista Samu192 e levantando questões como serviço público e liderança. “É preciso ter propósitos e rever práticas e processos com planejamento estratégico”, disse. Desirée Farah comparou, usando os termos biopsia e autopsia, este último, é quando o líder tem o perfil de não participar, não incentivar, não dialogar e o especialista em biopsia é quando diagnostica o problema para cuidar e tratar. E o servidor e líder no Samu192 tem que ser especialista em biopsia, exemplificou.

Segundo a palestrante, ao contrário da conhecida parábola do Beija Flor, temos que ser um mobilizador e ir mais além do que fazer só a nossa parte. “Que vocês voltem para a base com o intuito de mobilizar a equipe e de ser agentes de mudança. Precisamos fazer o nosso trabalho com as condições que temos no momento, mas nos mobilizando para inovar e melhora”, falou Desirée.

Já Tatiana Maria, Coordenadora de Gestão de Pessoas, disse que “precisamos de líderes e não mais de chefes no serviço público. São esperados novos líderes adaptáveis com a capacidade de construir equipes, criar oportunidades, influenciar e mobilizar pessoas”, destacou. Na oportunidade, a gestora anunciou que os temas das próximas edições do Café com Gestão serão: Gestão de Conflito e Negociação, Planejamento, Gestão e Comunicação, entre outros.

Na opinião de Luciene Genoveva, da Supervisão PA, “este foi um momento satisfatório de aproveitamento e aprendizado.”, definiu.

“Todos nós somos líderes!”, afirmou ou supervisor geral do Samu192, Dárbio Alvim, que aproveitou a oportunidade para dizer que assumiu o Samu com a missão de estimular os líderes com uma nova metodologia de trabalho, priorizando o diálogo com as bases descentralizadas, definindo quem são os comandantes e comandados, seguindo a hierarquia e aprimorando ainda mais a parceria samu192 com o Corpo de Bombeiros. “Desafios não faltam, mas hoje posso comemorar e comunicar a aquisição pelo Governo do Estado de Alagoas de 40 ambulâncias novas para renovar a frota do Samu192 até final de dezembro de 2017”, concluiu.

Ascom – 19/07/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo