Samu discute comunicação com técnicos de regulação

Com o objetivo de fornecer elementos que melhorem a comunicação, principalmente no teleatendimento, a Supervisão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), junto com a Coordenação de Gestão de Pessoas, deram continuidade ao Programa de Desenvolvimento de Equipes (PDE), com uma palestra sobre comunicação assertiva com fonoaudiólogo.

Trazer profissionais que possam agregar valor ao serviço é fundamental numa instituição, daí a importância da palestra com o fonoaudiólogo para que a comunicação dos técnicos auxiliares de regulação médica possam contribuir melhor com a qualidade do serviço. São eles que primeiro têm o contato diário, seja com o próprio usuário, que precisa de atendimento imediato ou, solicitando uma ambulância para um terceiro, destacou o Supervisor Geral do Samu, Dárbio Alvim.

Para a coordenadora de Gestão de Pessoas, Tatiana Maria, abordar o tema comunicação assertiva numa instituição em que um dos principais elementos do serviço é a voz, a palestra é bastante relevante. “O trabalho em rede proporciona um ambiente de cooperação, consequentemente melhora a qualidade do serviço como um todo, destacou.

O PDE ocorre uma vez por mês com temas diversos, como motivação, saúde emocional, administração de conflitos e qualidade no atendimento ao usuário. “O programa além de capacitar, permite que os servidores sejam capacitados, proporcionando também uma sensação de pertencimento. Fomentar uma cultura de trabalho em equipe só acontece com a participação de todos, destacou o assessor da Gestão de Pessoas do Samu, Bresser Diniz.

Para realizar a palestra, foi convidado o Geová Oliveira de Amorim que possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco, doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco e mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo.

Diversos assuntos foram enfocados na palestra sobre comunicação assertiva, a principal delas foi como os técnicos auxiliares de regulação médica podem realizar uma comunicação assertiva e com isso melhorar o atendimento no dia a dia.

Na palestra foi simulado um pedido de ambulância para dois casos: um infarto e outro de gestante em situação de parto. Na cena ,as tarms ficaram no lugar de quem solicitou também de quem atendeu.

Segundo ele, um bom comunicador deve ter algumas características, dentre elas: articular bem as palavras, adquirir uma voz sem ruídos, controlar o volume da voz, ficar atento a velocidade da fala, evitar palavras repetitivas ao final das frases e também saber controlar o sotaque.

Para a técnica auxiliar de regulação médica, Ivanna Alves, a palestra foi bastante instrutiva e produtiva porque “descobrimos como podemos melhorar a nossa comunicação com as pessoas que solicitam uma ambulância. Com certeza nos ajudou a ter uma melhor comunicação.

De acordo com a técnica auxiliar de regulação médica Angélica Amaral, com certeza, as dicas que foram passadas aprendemos muito e vamos colocar em pratica no dia a dia para que possamos agilizar o atendimento e a pessoa que está precisando dos serviços do Samu fique satisfeita, destacou.

Ascom – 14/08/2017

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