Ronda no Bairro participa da primeira reunião do projeto “Crescer com Cidadania”

A coordenadora da equipe de Articulação e Mobilização Social do Programa Ronda no Bairro, a psicóloga Áurea Vasconcelos, participou, na manhã desta terça-feira (17), da primeira reunião da comissão para acompanhamento das ações do projeto “Crescer com Cidadania”, do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL).

 

O encontro aconteceu na unidade do MPE/AL no Barro Duro e teve por objetivo discutir casos crônicos relacionados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Maceió.

 

Além do Ronda no Bairro, a comissão é composta por representantes de diversos órgãos e entidades estaduais e municipais como: Rede Acolhe e Anjos da Paz, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Centro POP, conselhos tutelares, Movimento Nacional de População de Rua e Consultório de Rua, que juntos definiram os casos que necessitam de uma ação conjunta para que possam ser solucionados.

 

Encabeçada pelo promotor e coordenador do Núcleo da Infância e Juventude do MPE/AL e do projeto “Crescer com Cidadania”, Ubirajara Ramos, foi definido que em cada encontro da comissão serão analisados cinco casos crônicos, dentre a gama de casos existentes, pelos órgãos que fazem parte da comissão.

 

Mediante ações contínuas e integradas, soluções positivas tentarão ser encontradas para cada caso apresentado. “A reunião foi muito positiva, unir forças em prol do bem-estar dessas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social é algo extremamente relevante para o desenvolvimento da vida de cada um desses jovens e para a sociedade de um modo geral”, afirmou a coordenadora da equipe social do Ronda.

 

Ronda no Bairro

 

É um programa do Governo de Alagoas e está sob a competência das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP); de Prevenção à Violência (Seprev); da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

 

O Ronda atua na área comercial do Jacintinho desde o dia 4 de janeiro, no trecho compreendido entre a TV Ponta Verde e a Escola Municipal Lamenha Lins.

 

No dia 10 de março, começou a operar nas áreas comerciais do Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica.

 

Também rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o Videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.

Ascom – 17/04/2018

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo