Ronda no Bairro firma parcerias para recuperar equipamentos do Mirante

Vários fatores influenciam no trabalho de prevenção à violência social, a manutenção de espaços públicos limpos e bem iluminados está entre eles. E foi com base nesta constatação, já muito estudada, difundida e executada em diversos países do mundo, que o Programa Ronda no Bairro firmou parceria com a secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds).

No fim da tarde da última sexta-feira (12), o secretário da pasta, Gustavo Acioli, visitou o Mirante Kátia Assunção, no Jacintinho, em companhia do coordenador-geral do Ronda, coronel RR Maxwell Santos e da Equipe de Mobilização Social do Programa. No local, foi possível averiguar a existência de luzes apagadas nos postes, a necessidade de reparos nos brinquedos para crianças, na quadra de esportes e nos bancos espalhados pelo local.

Vistoria 

Já manhã desta segunda-feira (15), a equipe do Ronda, da Semds e do projeto de reintegração de reeducandos da secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizaram uma vistoria minuciosa, na qual já foi inclusa o levantamento da quantidade de materiais necessários para começar o trabalho de recuperação dos equipamentos danificados. Os reeducandos que integram o projeto da Seris serão responsáveis pela mão de obra no processo de recuperação do Mirante, que já começa nesta terça-feira (16).

Além disso, o projeto Planta Maceió, que tem por objetivo incentivar os cidadãos a colaborar com a arborização da cidade, também estará dentre as ações a serem realizadas e a comunidade será convidada a plantar as futuras árvores do local, bem como irá aprender a cuidar das mudas para que consigam crescer com êxito.

Envolver a comunidade em processos de construção de projetos que favoreçam a coletividade é fundamental para que os próprios usuários desenvolvam o dever de cuidado para com os espaços públicos, e assim, desejem preservar as melhorias conquistadas.

“É de extrema importância que os órgãos públicos estaduais e municipais unam esforços para a consolidação de projetos que beneficiem a população. Com a ajuda da comunidade, com certeza iremos conseguir manter por mais tempo os equipamentos do Mirante em bom estado de conservação”, afirmou o coordenador-geral do Ronda, coronel Maxwell Santos.

Iluminação restaurada

Ainda na noite da última sexta-feira (12), uma equipe da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) esteve no Kátia Assunção e trocou as lâmpadas que estavam danificadas, demanda solicitada pela coordenação do Ronda no Bairro. O conserto foi motivo de comemoração entre os patrulheiros de proximidade do Programa, pois facilita e muito a identificação de possíveis indivíduos em atitudes suspeitas, contribuindo para os agentes de segurança e para a própria comunidade fiquem mais seguros.

Ronda no Bairro

O Ronda no Bairro é um programa de governo e está sob a alçada das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev); da Segurança Pública (SSP); da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e tem por base os seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

60 policiais militares da reserva e da ativa atuam na área comercial do Jacintinho, nos dois turnos de serviço: das 6h30 às 14h30 e das 14h30 às 22h30, de segunda a sábado; e aos domingos de 6h30 às 14h30. As patrulhas realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta. E todas as abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).

Também rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.

Ascom – 15/01/2018

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo