Rio São Francisco encontra-se em seu menor patamar histórico, alerta Renan Filho

Cobra a revitalização do ” Rio da Integração Nacional”

( Governador Renan Filho percorre o Rio São Francisco )

O passeio pelas águas do São Francisco – “Na Rota dos 200 Anos” – na manhã da última quinta-feira (14) em Piranhas, a 283 km de Maceió. À margem do “Rio da Integração Nacional”, o governador Renan Filho afirmou que é necessário um esforço conjunto no sentido de revitalizar o Velho Chico. Ele alertou que a vazão do Rio encontra-se em seu menor patamar histórico, abaixo de 600 metros cúbicos por segundo.

“Nas comemorações dos 200 anos de Alagoas, no Bicentenário, vamos iniciar uma descida do São Francisco para todos juntos, membros do Governo do Estado, sociedade civil organizada, as cidades ribeirinhas, promovermos uma defesa da revitalização do Rio, tão importante ambientalmente, economicamente e socialmente para o Nordeste e para o Brasil”, declarou Renan Filho.

Na programação do Bicentenário será promovido em Penedo, hoje sexta-feira (15), um ato em defesa do São Francisco, proposto por Renan Filho. O encontro acontece na Casa de Aposentadoria, a partir das 10h30, e reunirá os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara; de Sergipe, Jackson Barreto; e da Bahia, Rui Costa.

O deputado estadual Inácio Loyola, que participava da viagem pelo São Francisco, classifica a situação de degradação do Velho Chico como o maior problema ambiental, social e econômico a ser resolvido no País. Ele afirma que todo e qualquer rio começa a morrer pela foz e que este é o caso do São Francisco, “um paciente que agoniza há décadas e que se encontra em coma”.

O deputado lembrou ainda que, enquanto a vazão do São Francisco encontra-se abaixo de 600 metros cúbicos por segundo, o nível estabelecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que haja equilíbrio é de 1650 metros cúbicos por segundo.

“É uma satisfação muito grande receber o governador e toda a sua comitiva. Piranhas faz parte desses 200 anos de Alagoas, com suas belezas naturais, sua história e o Rio São Francisco, que precisa ser preservado e revitalizado”, disse a prefeita de Piranhas, Maristela Sena.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo