Ricardo Lessa conclui gestão municipal e afirma: “missão cumprida”

Após dez meses de intensa atividade nos corredores da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Ricardo Lessa conclui sua gestão e defende que o caminho percorrido foi o “correto”. Sob os cuidados do jovem secretário, a pasta passou por superação e teve a famosa “reinvenção” na hora de pôr em prática as ações, até porque Lessa soube comandar a equipe para trazer melho’ias para a cidade de Maceió.

A Secretaria é responsável pela administração dos mercados públicos, fomento a geração de renda e trabalho, além de projetos desenvolvidos com grupos de economia solidária. Quando iniciou sua gestão, Ricardo Lessa se comprometeu a dar continuidade nas ações que já vinham sendo desenvolvidas em 2016, quando era o então secretário Adjunto da Semtabes. Sua proposta tinha um único objetivo: atender a população.

“Ao aceitar o compromisso com o Prefeito Rui Palmeira, sabia que não seria uma tarefa fácil. Os mercados públicos têm uma demanda de décadas de trabalho, mas nós encaramos.

Realizamos mudança na forma de administrar, recuperando a confiança dos permissionários. Isso nos faz enxergar que nossa missão está cumprida. Estamos saindo da gestão municipal, mas sabemos deixamos um legado importante para Maceió”, afirma Ricardo Lessa.

No Shopping Popular localizado no centro de Maceió, o gestor buscou, desde início do ano, trazer melhorias para o ponto de comercialização, fazendo manutenções estruturais. Para atender as solicitações de trazer mais movimento para o shopping, a equipe de Ricardo Lessa se preparou para levar a Sala do Empreendedor, um convênio da Prefeitura de Maceió com o Sebrae Alagoas e Associação Comercial. O local realiza atendimento os micro e pequenos empresários de Maceió.

A Sala do Empreendedor, em quatro pontos Jacintinho, Graciliano Ramos, Shopping Popular e Maceió Shopping, oferecem serviços gratuitos de orientação para abrir ou montar negócios, emissão de certidões e guias de imposto, além de consultorias para micro e pequenos empreendedores.

Com a Economia Solidária, foi realizada a chamada pública para incentivar a formação de novos grupos e reativar grupos que estavam parados. Ao todo são 47 grupos ativos e cadastrados a Semtabes, no início do ano, eram apenas 21 grupos. Além disso, foram realizadas mais de três Feiras da Economia Solidária Itinerante, a inauguração do Espaço Gastronômico da Economia Solidária no Mercado do Jaraguá e outros dois pontos fixos de comercialização dos produtos nos Shoppings do Benedito Bentes e de Mangabeiras. “Nosso objetivo foi enriquecer a cultura alagoana, além de incentivar a geração de renda diretamente para mais de 200 famílias, já que nas feiras os profissionais têm a oportunidade de comercializar seus produtos”, explica Lessa.

Já na pasta do Trabalho, o SINE da Prefeitura retomou em maio desse ano a emissão de Carteiras de Trabalho. O posto municipal já emitiu mais de 1790 CTPS até outubro. O compromisso de qualificação profissional também foi atingido. Esse ano, 200 mulheres foram qualificadas na área da construção civil. A diretoria do Trabalho já deixou encaminhada uma nova turma com outras 200 mulheres para serem qualificadas.

A gestão do jovem secretário também iniciou o projeto do Sine Itinerante, levando os serviços de atendimento ao cidadão para cinco bairros da capital e com programação de outras ações ocorrerem até o fim do ano. “Nós iniciamos o Sine Itinerante para descentralizar os serviços e conseguir chegar até as pessoas que não têm condições de vir até o Centro. Conseguimos atender mais de 850 cidadãos nos bairros do São Jorge, Jacintinho, Pinheiro, Graciliano Ramos e Village Campestre. Essa ação é benéfica para toda a população que está à procura de uma oportunidade no mercado de trabalho ou para conseguir sua documentação”, ressalta Ricardo Lessa.

Nos mercados públicos de Maceió, o gestor realizou, junto com os administradores, diversas manutenções, como: recadastramento dos permissionários, instalação dos ventiladores, reposição de cerâmicas da praça de alimentação, reparo de manutenção na parte hidráulica, lavagem geral no mercado e entre outras manutenções.
Currículo
Formado em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau, ocupou o cargo de Gerente de Projeto na Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento de Alagoas, foi diretor do Sine Alagoas, ocupou o cargo de diretor de Trabalho e Emprego, além de ter atuado como secretário adjunto da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). Foi membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Conselho de Erradicação do Trabalho Infantil.

Matéria: Kennedy Luiz/André Miranda e Tatiane Gomes

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo