Ressocialização implanta Sistema de Gestão de Qualidade no sistema prisional

Manter um padrão de qualidade nos serviços ofertados no cárcere, atendendo as diretrizes da Lei de Execução Penal, é uma das metas da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Para consolidar este fim, servidores da pasta qualificados para aplicar o Sistema de Gestão de Qualidade fizeram uma auditoria no complexo penitenciário, nesta semana.

Colaboradores foram orientados e aspectos organizacionais e estruturais de diversos setores foram analisados. Dentre os principais pontos trabalhados, destaque para organização e aplicação do manual de procedimentos internos. Além disso, os colaboradores foram qualificados para atuar como multiplicadores das lições aprendidas.

A assessora especial, agente penitenciária Stephany Nobre, atua como auditora. Ela destaca a aplicação dos conceitos e a mudança cultural dos envolvidos como elementos para o sucesso do programa no complexo penitenciário. “Notei uma mudança de consciência dos servidores, que estão mais abertos para as propostas feitas pela Gestão de Qualidade”, disse.

O assessor técnico em Gestão de Qualidade, Edson Rodrigues, afirma que o treinamento desperta a consciência, possibilitando a melhoria nos serviços organizacionais. “Queremos atingir toda a administração penitenciária alagoana, focando na qualidade da produção e dos serviços ofertados, tanto para os servidores, quanto para a sociedade em geral”, disse Rodrigues.

Próximos passos

Posteriormente, os relatórios gerados pelas visitas aos setores serão disponibilizados aos servidores. Assim, eles poderão perceber o papel que cada um tem para mudança, adotando um olhar mais crítico no âmbito de trabalho. “Levantamos pontos que estão deficientes e que podem e serão melhorados, potencializando os serviços prestados”, conclui Rodrigues.

Ascom – 24/03/2018

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