Representantes das empresas de gás natural de todo o país discutem expansão do mercado durante Assembleia Geral da Abegás em Maceió.

Representantes das empresas de gás natural de todo o país estão reunidos em Maceió para discutir os rumos do setor. A 106ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Natural (Abegás) teve início nesta quarta-feira (27) e segue até esta sexta-feira (29) no hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas.

Dentre os temas em pauta estão a interiorização do gás natural como forma de expandir o mercado, o projeto dos chamados Corredores Sustentáveis junto ao Ministério dos Transportes, que prevê a substituição do diesel por Gás Natural Veicular (GNV) nas novas concessões de rodovias no país, e o Programa Gás para Empregar, que busca aumentar a oferta de gás natural e estimular a criação de infraestrutura de transporte e utilização do gás como matéria-prima para a indústria de fertilizantes, química e geração de energia.

O presidente do Conselho de Administração da Abegás, Luiz Gavazza, ressaltou a importância do gás natural como energia da transição e afirmou que o Governo Federal está consciente de que essa fonte energética é fundamental para o desenvolvimento do país. Ele agradeceu ao Governo do Estado de Alagoas pelo acolhimento do evento.

O secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, representando o governador Paulo Dantas, destacou a importância do setor para o crescimento de Alagoas. Ele ressaltou os investimentos em infraestrutura realizados pelo estado nos últimos anos, como a duplicação de rodovias, a construção de hospitais e a concessão do saneamento e do fornecimento de água.

Pereira destacou ainda o crescimento previsto para Alagoas neste ano, com previsão de aproximadamente 7%, o dobro em relação ao crescimento previsto para o Brasil. Segundo ele, o setor de gás é crucial para impulsionar o PIB do estado.

Durante a assembleia, Vitor Pereira também solicitou sugestões da Abegás para o projeto de lei que o Executivo enviou à Assembleia Legislativa para mudar as regras de distribuição de gás em Alagoas. Atualmente, a distribuição é feita exclusivamente pela Algás, mas o Governo pretende permitir a participação da iniciativa privada.

José Ediberto de Omena, presidente da Algás, anunciou que a empresa investirá cerca de R$ 50 milhões nos gasodutos ainda este ano. Ele também revelou que a Algás pretende expandir sua atuação para o litoral norte, atendendo a pousadas, hotéis e grandes condomínios, e para o sul, até Barra de São Miguel.

A Algás é uma concessionária que possui como acionistas o Estado de Alagoas, a Commit Gás e a Mitsui Gás e Energia. Atualmente, a empresa fornece gás para residências, indústrias, hospitais, lojas, supermercados e postos de combustíveis, e possui clientes de peso, como o aeroporto internacional Zumbi dos Palmares e o sistema prisional de Alagoas.

A assembleia da Abegás em Maceió mostra a importância do setor de gás natural para o país e para o desenvolvimento econômico de Alagoas. A discussão de temas como a interiorização do gás e a ampliação do seu uso em diversos setores evidenciam o potencial dessa fonte energética para impulsionar a economia. A participação da iniciativa privada na distribuição de gás no estado é vista como uma forma de ampliar os investimentos e consequentemente o alcance do setor.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo