Representantes da Rede Hospitalar participam de encontro para promover qualidade e segurança do paciente

Representantes da Rede Hospitalar participaram do I Encontro de Qualidade e Segurança do Paciente, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que ocorreu nesta quarta-feira (14) no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O evento teve como objetivo unificar os serviços prestados pelas unidades, proporcionando a troca de experiências e fortalecendo as ações.

A programação do encontro teve início com uma mesa redonda que discutiu o cenário das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), com a participação da infectologista Sarah Dominique e das enfermeiras Cyndi Romão e Ana Rosa. Em seguida, a enfermeira Marcela Guimarães abordou o perfil dos Eventos Adversos do Estado de Alagoas.

Durante o evento, a enfermeira Elycarla Amorim destacou a importância da gestão da qualidade e gestão de riscos na área da saúde. Outras enfermeiras, como Bruna Guedes, Dayane Menezes e Fernanda Barros, lideraram mesas redondas que incentivaram os participantes a pensarem no futuro da qualidade e segurança do paciente. Também foram apresentados trabalhos científicos por seus autores.

A infectologista Sarah Dominique parabenizou os organizadores do encontro e ressaltou a importância de evitar eventos adversos, que comprometem o sucesso nos cuidados de saúde. Ela destacou a importância dos protocolos, como a Cirurgia Segura, a identificação completa do paciente, a prevenção de úlceras e lesões de pele, a precaução contra quedas, a higienização adequada das mãos e o uso correto dos medicamentos.

Entre os profissionais presentes no evento estava Vânia Ticianeli, assistente social e coordenadora da Assessoria da Qualidade do Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió. Ela expressou sua satisfação com a iniciativa dos idealizadores do encontro, afirmando que a comunicação é uma importante estratégia em qualquer área e está presente nas metas de segurança do paciente. Ela enfatizou que a troca de experiências e a discussão dos problemas e dificuldades enfrentadas pelos hospitais podem ser uma solução para outras instituições, beneficiando a população que depende dos serviços hospitalares do Estado.

O I Encontro de Qualidade e Segurança do Paciente foi considerado um sucesso por promover a união entre os profissionais da área da saúde, oportunizando a troca de informações e estimulando a implementação de boas práticas nos hospitais. Os participantes saíram do evento com o conhecimento necessário para melhorar a qualidade e segurança dos cuidados aos pacientes, beneficiando a população como um todo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo