Redes sociais impulsionam o empreendedorismo

Redes Sociais Impulsionam vendas

Currículos e entre­vistas muitas vezes deixam os profissio­nais tensos e des­gastados na busca por um emprego. Uma solução encontrada por jovens para driblar a forma tradicional de se posicionar no mercado de trabalho é apostar em negócios no mundo digital dos blogs, sites e redes so­ciais.

O comunicador Marcelo Nu­nes, 22, criou uma rede trans­mídia de conteúdos sobre fil­mes, quadrinhos, desenhos e animações. O Nerd News, em quatro meses, conquistou mais de 30 mil fãs.

— A ideia surgiu em fevereiro deste ano, enquanto me recuperava de uma cirurgia e acompanhava filmes e séries. Senti falta de um canal com conteúdo relacionado a este universo e enxerguei aí uma oportunidade de empreender — afirma Nunes.

As redes sociais viabilizaram o fortalecimento da marca que, em poucos meses, incentivou o engajamento dos seguidores. A interação serviu de defesa para atrair anunciantes, que tornam o negócio monetizado.

— O que qualquer marca precisa nas redes sociais é engajamento. O resultado para o anunciante aparece de forma satisfatória, já que o público é segmentado e orgânico, ou seja, sem publicações impulsionadas para atingir maior número de pessoas — explica.

Levar informações relevantes aos internautas que se identificam com o universo dos games é a principal proposta do Nerd News, que busca as novidades em sites norte-americanos especializados neste segmento de mercado.
A presença online é impor­tante para marcas de diferen­tes segmentos, mas alguns cuidados precisam ser toma­dos. Para o analista de ma­rketing digital, Thiago Loch, o ideal é fazer a construção da persona que esteja alinhada à estratégia do negócio.

— A marca precisa saber onde está seu público-alvo. É importante manter a presen­ça nestes lugares e, principal­mente, saber onde investir pa­ra fidelizá-lo — explica.

O investimento no marketing digital é variável e tem resulta­dos em curto, médio e longo prazo.

— Uma empresa que tem um perfil empresarial e corpo­rativo, por exemplo, pode dar mais atenção ao LinkedIn. Já uma marca mais jovem e des­colada pode ter foco no Snap­chat — completa Loch.

Com o potencial crescimento de fãs, o Nerd News usa dife­rentes redes sociais para fazer o conteúdo multimídia. A principal fonte de interatividade fica com o Instagram, rede social de fo­tos, vídeos e textos curtos que recebe a média de cinco pos­tagens por dia. O Facebook tem como proposta o apoio de con­teúdo por meio de chamadas, textos um pouco maiores e ga­lerias de fotos. O Snapchat, que permite o compartilhamento rá­pido de fotos e vídeos de até 10 segundos, tem como obje­tivo mostrar os bastidores do Nerd News e é o canal com comunicação mais constante.

Os futuros canais contarão com textos mais completos e vídeos. Um blog pretende reunir informações mais aprofundadas, com detalhes e conteúdo multi­mídia. Já o canal no YouTube reunirá vídeos feitos pelo CEO da marca com comentários sobre os games e afins, com edição diferenciada e conte­údo mais completo do que é permitido pelo Snapchat e Instagram, que suportam, no máximo, 10 e 15 segundos, respectivamente.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo