Projeto Oficina de Máscaras Beth Krisam promove arte e sustentabilidade em Maceió através de confecção de máscaras para alunos do Ensino Médio.

Durante a última semana de fevereiro, a Escola Estadual Virgínio de Campos, localizada no bairro Ponta da Terra, em Maceió, receberá o projeto Oficina de Máscaras Beth Krisam. A iniciativa, que tem como objetivo promover a arte e a sustentabilidade entre os alunos do Ensino Médio, foi aprovada pelo edital nº 21/2023 do concurso José Achiles Escobar da Lei Paulo Gustavo Alagoas, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

Sob a coordenação da artista visual e especialista em Educação e Meio Ambiente, Beth Krisam, a oficina será realizada das 13h às 17h, de 19 a 23 de fevereiro. O foco principal do projeto é utilizar o papel machê e materiais reaproveitados na confecção das máscaras, promovendo a conscientização sobre a importância da sustentabilidade.

“A arte, em todas as suas linguagens e expressões, tem um poder enorme na educação das pessoas, mais ainda nos nossos jovens. A arte é uma linguagem universal e com isso toda ação de formação e ou capacitação é muito necessária para Alagoas”, destacou Beth Krisam, responsável pelo projeto.

Além da confecção das máscaras, o projeto também prevê capacitações sobre acessibilidade, palestras sobre máscaras e teatro, exposições e outras atividades práticas. A exposição “Mascarando-se”, que contará com as máscaras produzidas durante a oficina, acontecerá no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), de 27 de fevereiro a 8 de março, e estará aberta ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 17h.

“A arte, em todas as suas linguagens e expressões, tem um poder enorme na educação das pessoas, mais ainda nos nossos jovens. A arte é uma linguagem universal e com isso toda ação de formação e ou capacitação é muito necessária para Alagoas”, ressaltou Beth Krisam.

O projeto conta com uma equipe diversificada, composta por profissionais capacitados, como o ator, diretor de teatro e produtor cultural Julien Costa, a atriz, bonequeira e produtora cultural Rita Lins, o produtor cultural Pablo Young, a artista visual e educadora Juliana Krisam, o designer gráfico Paulo Marcondes, o instrutor de arte e cultura Daniel Cavalcante e a produtora cultural Filomena Felix.

A Secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, expressou sua alegria ao ver os projetos selecionados pela Lei Paulo Gustavo impulsionando a cultura alagoana em todas as regiões do estado. A iniciativa visa expandir o acesso à cultura, tornando-a cada vez mais fundamental para a população.

Essa ação exemplifica a importância das iniciativas culturais em promover a educação e a inclusão, utilizando a arte como ferramenta de transformação e conscientização. A Oficina de Máscaras Beth Krisam representa um passo importante em direção a um futuro mais sustentável e culturalmente rico para os jovens de Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo