Projeto “Meu Título Indígena” leva Justiça Eleitoral e cidadania para povos indígenas em Alagoas, com atendimento em Porto Real do Colégio.

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) lançou em dezembro do ano passado o projeto “Meu Título Indígena”, com o objetivo de levar os serviços da Justiça Eleitoral e noções de cidadania e democracia para os povos indígenas do estado. Nesta terça-feira (19), o projeto chega a Porto Real do Colégio, onde irá atender os indígenas da etnia Kariri-Xocó.

A cerimônia de abertura está marcada para as 14h, na Escola Estadual Indígena Pajé Francisco Queiroz Suíra, e contará com a presença do presidente do TRE de Alagoas, desembargador Klever Rêgo Loureiro, da assessora-chefe de Inclusão e Diversidade da Secretaria-Geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Samara Pataxó, do prefeito Aldo Enio Borges, de líderes indígenas locais e outras autoridades convidadas.

O atendimento aos eleitores terá início às 8h, de terça a sexta-feira. Além disso, na quarta-feira (20), está prevista uma palestra para os estudantes da comunidade indígena, com o objetivo de formar eleitores mais conscientes e comprometidos com a democracia.

José Ribeiro Lins Neto, assessor da Presidência do TRE e um dos responsáveis pelo projeto, explicou que a iniciativa visa oferecer dignidade e cidadania aos povos indígenas. Ele ressaltou a importância de eles compreenderem a relevância de serem representados em seus municípios, contribuindo para a construção de políticas públicas que beneficiem suas comunidades de diversas formas.

Nesse sentido, o projeto “Meu Título Indígena” busca não apenas facilitar o acesso dos indígenas aos serviços eleitorais, mas também empoderá-los para participarem ativamente do processo democrático e contribuírem para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo