Projeto de Lei 222/24 propõe repasse de carros para bombeiros visando treinos de salvamento em convênio com órgãos de trânsito.

O Projeto de Lei 222/24, de autoria do deputado Pedro Aihara (PRD-MG), vem ganhando destaque na Câmara dos Deputados. A proposta prevê o repasse de carros que seriam destinados a leilão pelos órgãos de trânsito para os bombeiros, por meio de convênio. Esses veículos seriam utilizados pelos bombeiros em treinos de salvamento, aprimorando suas habilidades e técnicas de resgate.

De acordo com o parlamentar, os bombeiros enfrentam dificuldades para obterem veículos que possam ser utilizados em cursos e treinamentos de forma realista. A falta de material adequado para simulações pode comprometer o preparo desses profissionais, que atuam em situações de emergência que exigem rapidez e eficiência.

Para Pedro Aihara, a celebração de termos de cooperação entre os Corpos de Bombeiros Militares e os órgãos de trânsito não é suficiente e é necessário um respaldo legal mais sólido. Por isso, o projeto propõe incluir essa possibilidade no Código de Trânsito Brasileiro, visando garantir que os bombeiros tenham acesso a veículos para aprimorarem suas técnicas de salvamento.

O PL 222/24 está em tramitação na Câmara dos Deputados e passará pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O projeto seguirá o rito de tramitação em caráter conclusivo, o que significa que será analisado apenas pelas comissões designadas, podendo ser aprovado sem a necessidade de passar pelo Plenário.

Com essa iniciativa, o deputado Pedro Aihara busca garantir melhores condições de treinamento para os bombeiros, visando aprimorar a atuação desses profissionais tão importantes para a sociedade. A expectativa é que a proposta seja bem recebida nas comissões e contribua para a melhoria das práticas de resgate e salvamento realizadas pelos bombeiros em todo o país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo