Primeira-dama visita artesões durante 5ª edição do Governo Presente

Renata Calheiros destacou o trabalho do Governo para valorização da arte popular
ee21f52dcc712e65de16abb807abe17f_lRenata Calheiros falou para as artesãs que o Governo do Estado trabalha para preservar a vocação nata dos alagoanos para o artesanatoFotos: André Palmeira

A primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, acompanhou as ações da 5ª edição do Governo Presente e esteve na cidade de Boca da Mata, onde visitou artesões da Associação Amor Caseado e o mestre André da Marinheira. Nos encontros, Renata Calheiros conversou sobre a valorização do artesanato alagoano e sobre a importância de fortalecer a visão de negócio.

O primeiro encontro aconteceu na Associação Amor Caseado, onde reúne bordadeiras que fabricam peças de tecidos utilizando pontos caseados. Esta associação foi eleita recentemente, pelo Sebrae, entre as cem mais produtivas e criativas do Brasil. “Utilizem-se desta vocação. Aqui todas vocês produzem porque possuem talento e isso pode se transformar em fonte de renda para as famílias”, disse a primeira-dama.

Renata Calheiros falou para as artesãs que o Governo do Estado trabalha para preservar a vocação nata dos alagoanos para o artesanato. De acordo com ela, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), vem atuando sob várias vertentes para valorizar este trabalho e projetar a arte popular nacionalmente.

1203primeiradma

Ainda em Boca da Mata a primeira-dama conheceu o ateliê do mestre André da Marinheira. Renata Calheiros já conhecia o trabalho do artesão, mas fez questão de saber mais de como ocorria o processo produtivo. “Este é meu local de trabalho, onde ocorre a transformação da madeira e onde coloca em prática aquilo que aprendei com meu pai”, apresentou o artesão.

André da Marinheira é filho do famoso Manuel da Marinheira, também escultor. Na sua conversa com a primeira-dama, ele contou que ensina a técnica para outras pessoas, mas que seu filho, também André, de apenas nove anos, já esculpe e teve obra comprada em uma importante feira nacional de artesanato.

“Estes relatos representam a importância da arte popular para nossa cultura e nossa história. Queremos preservar, incentivar e ajudar a impulsionar como negócio tanto para as famílias”, disse a primeira-dama. Renata Calheiros ainda foi presenteada com uma escultura de barro de artesãos de Campo Alegre e esteve acompanhada na visita em Boca da Mata pela primeira-dama Elis Omena.

Agência Alagoas

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo