Presidente Lula tira domingo para pescaria com ministros e retoma agenda com escolha do novo ministro da Justiça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou sua semana com uma pescaria no lago interno do Palácio do Alvorada, em Brasília, ao lado dos ministros Paulo Pimenta (Comunicação Social) e Luiz Marinho (Trabalho). Descontraído e sem camisa, Lula pescou um pacu de mais de quatro quilos e em seguida assaram o peixe para o almoço. A cena, registrada no domingo, antecede a retomada de sua rotina diária de despachos nesta segunda-feira.

Uma das principais tarefas do presidente será a escolha do novo ministro da Justiça, para substituir Flávio Dino, nomeado para o Supremo Tribunal Federal (STF). Lula retorna à Brasília após passar 10 dias na base militar da Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro, antes de participar de reuniões no Palácio do Planalto na sexta-feira.

Na tarde desta segunda-feira, o presidente participará de uma cerimônia no Senado para marcar o primeiro ano dos ataques golpistas de 8 de janeiro. Enquanto isso, nos bastidores, o ex-ministro do Supremo Ricardo Lewandowski e o advogado Marco Aurélio de Carvalho estão cotados para assumir a pasta da Justiça, com Carvalho recebendo apoio de políticos do PT, MDB, PSD e de mais de 60 movimentos sociais. No entanto, um auxiliar do Planalto acredita que o favoritismo atual está com Lewandowski.

Além disso, Lula terá que decidir nos próximos dias se vetará algum item da lei orçamentária de 2024 aprovada pelo Congresso, após ter causado descontentamento entre parlamentares ao vetar trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na semana passada, principalmente o que impunha um calendário para o pagamento de emendas.

Com uma agenda movimentada, o presidente inicia o ano com importantes decisões a serem tomadas, sob os olhares atentos da população e do cenário político nacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo