Presidente Lula sanciona lei instituindo o Dia Nacional da Mulher Sambista em homenagem a Dona Ivone Lara, a Rainha do Samba.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.834/24, que estabelece o Dia Nacional da Mulher Sambista, a ser comemorado todos os anos em 13 de abril. Essa data é significativa por marcar o nascimento da renomada cantora, compositora e instrumentista Yvonne Lara da Costa, mais conhecida como Dona Ivone Lara, nascida em 1922 no Rio de Janeiro.

Dona Ivone Lara, também chamada de Rainha do Samba e Grande Dama do Samba, deixou um legado inestimável para a música brasileira. Responsável por ser a primeira mulher a assinar um samba-enredo e a fazer parte da ala de compositores de uma escola de samba, no caso o Império Serrano. Seu talento e contribuição para o samba brasileiro são indiscutíveis.

A nova legislação foi oficializada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (5), após ter sido aprovada pelo Congresso Nacional. O Projeto de Lei 3057/21, de autoria do ex-deputado Chico D’Angelo (RJ), foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, culminando na criação dessa importante data para celebrar e homenagear as mulheres sambistas.

A instituição do Dia Nacional da Mulher Sambista é um reconhecimento merecido a todas as artistas que, como Dona Ivone Lara, contribuíram e continuam a contribuir para a cultura e identidade musical do Brasil. Essa lei busca ressaltar a importância da presença feminina no samba e valorizar o legado de mulheres talentosas que fizeram história nesse gênero musical tão emblemático para o país. A partir de agora, 13 de abril será uma data para celebrar o protagonismo e a arte das mulheres sambistas, em memória de Dona Ivone Lara e de todas as que seguiram seus passos na música brasileira.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo