População sertaneja será beneficiada com serviços de saúde no Governo Presente

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participa, de quinta-feira (23) a sábado (25) desta semana, de mais uma edição do Governo Presente. Durante a ação, que irá ocorrer sempre a partir das 8h, diversos serviços de saúde serão disponibilizados, focando a prevenção de doenças e a promoção da saúde.

Os municípios a serem beneficiados são Delmiro Gouveia, Mata Grande, Piranhas, Olho D’Água do Casado, Pariconha, Água Branca, Inhapi e Canapi. Além de disponibilizar vacinas, serão ofertados pela Sesau serviços de medição da glicemia, aferição de pressão arterial, testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B e C, bem como avaliação antropométrica (peso e altura), com orientação de nutricionista.

Na Arena da Primeira Infância, em Delmiro Gouveia, as futuras mamães receberão orientações sobre os prejuízos do uso da mamadeira e chupeta e serão informadas sobre a alimentação adequada durante a gestação e lactação. O preparo das mamas, a higienização do banho do bebê, o cuidado com o umbigo e a prevenção do tétano neonatal, doença que pode acometer recém-nascidos de dois a 28 dias de vida, serão temas da orientação.

E para ampliar os sentimentos que afloram nessa fase, a equipe da Sesau vai transformar, com desenhos divertidos e criativos, os ventres das gestantes em uma tela, por meio da técnica conhecida como arte gestacional ou baby bump painting, método iniciado no Reino Unido e que tem feito sucesso no mundo todo.

Já na Arena Bem-Estar, a Sesau vai promover sessões de massagem, pilates, práticas laborais e distribuição de kits com lanches saudáveis, a fim de melhorar a resistência muscular diminuindo o cansaço físico, os quadros de depressão, ansiedade, alívio de estresse e aumento da autoestima.

Saúde bucal

Visando estimular e ensinar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental, a Sesau vai realizar palestras para as crianças de 3 a 14 anos. Elas vão participar de atividades lúdicas e, em seguida, escovarão os dentes seguindo as orientações de uma dentista.

“O momento vai ser importante para tirar dúvidas das crianças sobre a saúde bucal e escovação com a profissional. Além disso, a dentista orientará as crianças para evitar o desenvolvimento de infecções, cáries e desgaste nos dentes”, destacou a assessora técnica da Sesau, Alessandra Viana Rolin.

Com a proximidade do verão, a Sesau vai redobrar a atenção na prevenção contra a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. Também haverá visitas domiciliares nas áreas com maior índice de infestação predial. Além da inspeção, os agentes de endemias vão orientar sobre como impedir que a água parada se acumule, evitando, assim, o surgimento de novos focos do mosquito.

“A melhor forma de prevenir essas doenças é a eliminação do mosquito. Como não existem vacinas ou medicamentos que impeçam a contaminação, é necessário diminuir a quantidade de criadouros que circulam nos ambientes. Para isso, iremos orientar a população como deve ser feito a eliminação correta dos criadouros do Aedes aegypti, que coloca seus ovos em recipientes com água, por meio da distribuição de panfletos, repelentes e insetário”, ressaltou a assessora.

Nesta edição do Governo Presente também serão ofertadas consultas com mastologistas, ortopedistas e angiologistas. De acordo com Alessandra Rolin, durante a consulta com o mastologista, o especialista fará perguntas às mulheres sobre seu histórico de saúde e familiar, seus hábitos e queixas, uma espécie de entrevista para coletar informações importantes, chamada de anamnese.

Depois, será realizado o exame físico da mama e posteriormente alguns exames complementares serão pedidos, para verificar se há algum problema, como a mamografia, que é o principal método de diagnóstico, e a ultrassonografia. A partir dos resultados, poderão ser realizadas punções e biópsias para maiores conclusões.

Ascom – 21/11/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo