Plano de recuperação econômica da UE impulsionará PIB em até 1,4% até 2026 com recursos de 800 bilhões de euros.

Segundo projeção divulgada pela Comissão Europeia nesta quarta-feira, 21, o Produto Interno Bruto (PIB) real da União Europeia terá um crescimento de até 1,4% em 2026 devido ao plano de recuperação econômica NextGenerationEU (NGEU). Criado em 2021 para auxiliar a UE a se recuperar dos impactos da pandemia de covid-19, o NGEU conta com um fundo de recuperação que disponibilizará até 723,8 bilhões de euros em subvenções e empréstimos para financiar reformas e investimentos nos países do bloco.

De acordo com o comunicado da Comissão Europeia, a projeção para 2026 não leva em consideração o “significativo aumento do crescimento” que é esperado como resultado das reformas incluídas no plano de recuperação, algo que “irá se materializar a longo prazo”. O NGEU prevê recursos de até 800 bilhões de euros para impulsionar a recuperação econômica da União Europeia, o que impactará diretamente no crescimento do PIB do bloco.

O fundo de recuperação do NextGenerationEU permitirá que os países membros da União Europeia realizem investimentos em diversas áreas, visando à modernização e sustentabilidade das economias. Além disso, as reformas incluídas no plano de recuperação também terão impacto no crescimento econômico a longo prazo, o que não foi considerado na projeção feita pela Comissão Europeia.

O NextGenerationEU é um instrumento crucial para a recuperação econômica da União Europeia, permitindo que os países do bloco realizem as reformas necessárias para impulsionar o crescimento e a resiliência das economias. A projeção de crescimento de até 1,4% do PIB real da União Europeia em 2026 é um reflexo do impacto positivo que o plano de recuperação terá na economia do bloco.

Dessa forma, o NextGenerationEU se mostra como uma resposta eficaz e abrangente para os desafios econômicos impostos pela pandemia de covid-19, permitindo um crescimento sustentável e duradouro para a União Europeia.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo