Pais de autistas buscam soluções em audiência pública na Assembleia Legislativa de Alagoas para melhorar atendimento e acesso a serviços




Audiência Pública debate situação de autistas em Alagoas

 

A Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, em conjunto com as comissões de Educação e de Saúde, promoveu uma audiência pública no dia 6 de outubro para discutir a situação de pais e responsáveis de crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Alagoas. O encontro, presidido pelo deputado Cabo Bebeto (PL), contou com a presença dos deputados Doutor Wanderley e Ricardo Nezinho, representantes do Estado e do município de Maceió, profissionais da saúde e pais de crianças com deficiência.

O deputado Bebeto, que já havia sido contatado por pais de autistas no ano anterior, ressaltou a importância da reunião e destacou a busca por soluções para o problema. Esta foi a terceira reunião realizada pelo Parlamento sobre o TEA e foi marcada por discussões produtivas e participação ativa dos pais. Uma nova reunião foi agendada para o dia 11 de outubro com pais e profissionais, onde serão discutidas propostas como a ampliação da oferta de cursos de graduação em áreas essenciais, como fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Neuropediatria.

Durante a audiência, o deputado Doutor Wanderley enfatizou a necessidade de desenvolver melhores condições para o bem-estar das pessoas com TEA e sugeriu a interiorização dos debates. Já o deputado Ricardo Nezinho elogiou a iniciativa das secretarias de Educação e Saúde do Estado e do município de Maceió em buscar soluções conjuntas. Mães de crianças com TEA também compartilharam relatos tocantes, como o de Andréa Guimarães, mãe de José, de 9 anos, destacando as dificuldades enfrentadas diariamente.

Representantes das secretarias de Educação apresentaram as ações em andamento para melhorar o atendimento às pessoas com TEA. Poliana Satirio, coordenadora de educação especial da Semed, mencionou a publicação de um edital para contratação temporária de profissionais na rede municipal de ensino, visando suprir carências na área. Além disso, estão em andamento planos para transformar 23 escolas em tempo integral.


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