Operação prende empresários e políticos ligados a roubo de carga

Uma força-tarefa formada pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar de Goiás, além do Ministério Público de Goiás deflagrou uma operação nesta quinta para interromper as atividades de um grupo de empresários e políticos que financiavam o roubo de cargas em várias cidades do Brasil.

A Operação Hicsos II cumpre 91 mandados judiciais, sendo 40 mandados de prisão em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal. Entre os alvos de prisão há uma vereadora suplente, acusada de lavar dinheiro para membros da organização. Segundo a Polícia Federal, o envolvimento dela foi descoberto por meio do marido,  preso na primeira fase da operação, revela o MSN.

Conforme a PF, o esquema movimentou cerca de 30 milhões de reais até o momento. Antes da ação de hoje, os policiais já tinham prendido 30 pessoas, confiscado 15 armas de fogo, apreendido 15 veículos roubados e recuperado mais de 500 mil em cargas roubadas.

Um integrante do grupo está foragido. A polícia suspeita que ele esteja na Inglaterra e, por isso, pedirá o apoio das autoridades inglesas e da Interpol para prendê-lo. Os envolvidos responderão pelos crimes de roubo qualificado, cárcere privado, lavagem de dinheiro, organização criminosa, tráfico de drogas e receptação.

A Operação Hicsos I permitiu aos investigadores identificarem os financiadores do crime de receptação, que vão desde empresários do comércio a políticos. Nesta primeira fase, 104 envolvidos nos roubos foram presos. Os criminosos implantavam falsas barreiras para abordar caminhões em diversas rodovias.

Segundo a polícia, o grupo analisava a carga de cada veículo parado e anunciava o assalto quando se deparava com itens de alto valor. Para facilitar a ação, os criminosos usavam equipamentos para evitar o rastreamento dos veículos.

10/08/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo