Obra do artista plástico Marcelo Mascaro passa a integrar patrimônio da Uneal

Com mais de 26 metros quadrados, a pintura em tela do artista plástico Marcelo Mascaro encantou o público presente à inauguração da obra de arte, na manhã desta quinta-feira (15), na Sala dos Conselhos, localizada no prédio da Reitoria da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca. O painel, com dimensões dignas de museu de arte, retrata elementos representativos das seis cidades onde a Uneal tem campi.

Das praias de Maceió à resistência negra em União dos Palmares, o artista plástico interpretou os elementos característicos locais e transformou em arte sua visão das cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió. Com 15,54 metros de largura e 1,68 metros de altura, a obra agora passa a integrar o patrimônio da Universidade, mantendo-se em exposição permanente na sala onde está instalada.

O reitor Jairo José Campos da Costa frisou que a iniciativa é do Núcleo de Pesquisa em Literatura e Artes Visuais (NUPLAV), executada com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão. “Não poderia encerrar meu mandato, sem deixar de prestar esta homenagem aos nossos artistas de Alagoas. Temos trabalhado muito, na Uneal, essa perspectiva de valorização da arte do Estado e, por isso, escolhemos o Marcelo Mascaro que reside em Arapiraca e tem feito significativas pinturas de nossas cenas alagoanas”, afirmou.

Acompanhado da esposa e da filha, Marcelo Mascaro agradeceu a oportunidade. “É uma honra fazer parte da história da Uneal”, afirmou, lembrando que a presença da Universidade no interior tem sido responsável por importantes avanços sociais.

Para a técnica-administrativa Ana Maria da Silva Santos, visualizar a Universidade em uma forma tão ampla gerou um sentimento de orgulho e pertencimento. “Foi uma grande surpresa ver nossa Universidade retratada desta forma, com as conexões entre as cidades, mostrando como é vasta nossa atuação. Imaginei o quanto a Uneal é importante na vida de quem tem nela todas as expectativas de uma vida melhor”, disse.

A inauguração foi prestigiada por professores, técnico-administrativos, estagiários, além do chefe de gabinete, Odilon Máximo, da pró-reitora de Planejamento e Gestão, Rejane Viana, da pró-reitora de Graduação, Maria Helena Aragão, do chefe de Extensão e Relações Comunitárias, Carlindo de Lira Pereira, e do procurador autárquico, Sérgio Vieira Leite.

Ascom – 15/03/2018

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo