O programa Desenrola Brasil dá início ao processo de cadastro de credores em sua próxima fase.

Teve início hoje, segunda-feira, dia 28 de agosto, a etapa de habilitação das empresas que possuem dívidas a receber e que desejam participar do Programa Desenrola Brasil. Essa plataforma tem como objetivo aproximar credores e devedores para a renegociação de dívidas bancárias e não bancárias, como conta de luz, água, varejo e educação. A segunda fase do programa está aberta para a inscrição de credores, desde que atendam aos requisitos estabelecidos. Nessa etapa, podem participar pessoas que ganham até dois salários mínimos ou estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que possuem dívidas com valores de negativação de até R$ 5 mil.

A partir de agora, as empresas que possuem dívidas a receber, como bancos, varejistas, companhias de água e saneamento e distribuidoras de eletricidade, poderão aderir ao programa e atualizar os valores de suas dívidas. O prazo para a conclusão da habilitação no Desenrola Brasil vai até o dia 9 de setembro e pode ser feita através do Portal Credor, acessado pelo site específico para o programa.

É importante ressaltar que todas as empresas que realizam negativações e possuem dívidas a receber podem acessar o Portal Credor. Para confirmar a inscrição no programa, os credores devem realizar o cadastro no portal e assinar digitalmente o Termo de Adesão. Após esse processo, eles poderão consultar e baixar o Manual do Credor, que contém todas as informações necessárias para a participação no programa. Os credores também devem atualizar as informações cadastrais e fornecer as demais informações solicitadas para a conclusão do processo de habilitação. Em seguida, será realizado um processo competitivo em forma de leilão, com o objetivo de determinar as dívidas que serão cobertas pelo Fundo de Garantia de Operações (FGO).

É válido ressaltar que essa fase do programa concentra-se na inscrição de credores, atualização das dívidas e realização dos leilões. A etapa em que os devedores poderão renegociar suas dívidas com os credores está prevista para o final de setembro.

O Programa Desenrola Brasil é uma iniciativa emergencial do Governo Federal para combater a crise de inadimplência causada pela pandemia e pelas mudanças nas taxas de juros do país. Atualmente, o Brasil possui cerca de 70 milhões de pessoas com dívidas negativadas. O programa permite a renegociação dessas dívidas que foram negativadas entre 2019 e 31 de dezembro de 2022. A adesão ao programa é voluntária tanto para credores, beneficiários e bancos.

Para mais informações sobre o Programa Desenrola Brasil, os interessados podem acessar o site oficial do programa, o gov.br.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo