De acordo com relatos divulgados em redes sociais, o empreendedor Leonardo Lopes quase foi vítima do golpe, e duas pessoas próximas acabaram caindo na armadilha dos criminosos. As vítimas relataram que os golpistas entraram em contato alegando que precisavam efetuar a entrega de um presente, mas alegaram ter encontrado dificuldades para localizar o endereço correto. Após essa abordagem, o falso entregador cobra uma taxa pela segunda tentativa de entrega – que deve ser paga exclusivamente com cartão. É nesse momento que o golpe é aplicado, com os criminosos “enrolando” a vítima, pedindo repetidamente a senha do cartão e realizando cobranças que chegam a valores exorbitantes, mesmo que a vítima não perceba.
O relato de Lopes indica que os criminosos também utilizam mensagens de WhatsApp, se passando por representantes de empresas conhecidas no mercado, numa tentativa de ganhar a confiança das vítimas. A orientação de diversas empresas é que os clientes não aceitem cobranças de valores adicionais na entrega e reportem imediatamente à empresa qualquer tentativa suspeita de cobrança.
O iFood, uma das maiores plataformas de delivery do país, respondeu à solicitação do EXTRA e afirmou que orienta os clientes a não aceitarem cobranças de valores adicionais na entrega e repudia qualquer conduta criminosa que afete a imagem e o trabalho dos entregadores. A empresa afirma ainda estar em constante parceria com as secretarias de Segurança Pública para identificar os criminosos e investir em tecnologias que ofereçam maior segurança aos usuários do aplicativo.
Outras empresas como Rappi e Loggi foram procuradas, mas não responderam aos questionamentos sobre as medidas adotadas para combater esse tipo de golpe. A atenção e a desconfiança durante a realização de qualquer tipo de transação financeira ou cobrança adicional em entregas são as principais orientações para evitar cair nesse tipo de golpe. A palavra de ordem é: desconfiar sempre e buscar informações e confirmações antes de efetuar pagamentos com cartão.