No dia do estudante, Ministério do Turismo apresenta cursos e programas de qualificação

No dia do estudante, Ministério do Turismo apresenta cursos e programas de qualificação para quem trabalha no setor ou deseja iniciar uma nova carreira

Crédito: MTur

Estudar exige esforço e dedicação. O aluno tem que estar atento às oportunidades e encarar os desafios no aprendizado de novos conhecimentos. Com intuito de ressaltar o empenho de quem é futuro do país, o 11 de agosto é dedicado a eles: os estudantes. E por entender a educação como ferramenta fundamental para a melhoria da atividade turística no país, o Ministério do Turismo oferece cursos presenciais e à distância voltados para a qualificação profissional para quem já trabalha ou pretende ingressar no setor.

Brasil Braços Abertos, por exemplo, é uma plataforma online criada pelo MTur que já conta com 15,4 mil inscritos. O curso contempla os 27 estados da federação e pode ser realizado por qualquer pessoa que tenha interesse na área turística. São 80 horas/aula de temas como atendimento ao turista, planejamento, marketing, prevenção de riscos, segurança, sustentabilidade e ética. A plataforma é validada como curso de extensão, fornece certificado emitido pelo MTur, e está com inscrições abertas até 30 de setembro. O prazo para conclusão dos estudos é 30 de dezembro.

“Entendemos que a qualificação profissional é fundamental para elevar o turismo no Brasil a um novo patamar e por isso, o Ministério do Turismo tem investido fortemente na qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente do atendimento ao turista e que muitas vezes despertam o interesse de voltar a um destino”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Para os alunos de curso superior em Turismo e Hospitalidade, a oportunidade está nas bolsas de estudo fora do país. Serão 120 estudantes contemplados pelo Programa de Qualificação Internacional (PQI) do MTur, que contarão com aulas teóricas e práticas em universidades do Reino Unido por aproximadamente 11 semanas. Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever no PQI até 25 de agosto.

Para se inscrever, é necessário ter obtido pontuação acima de 600 no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); comprovar proficiência em língua inglesa; além de ter cursado, no mínimo, 20% e, no máximo, 80% do currículo do curso superior. A implementação das bolsas de estudo será feita pela Capes. Já as alocações dos estudantes nas instituições internacionais são de responsabilidade da Association of Colleges (AoC), parceiro do Ministério do Turismo no programa.

A educação técnica também é uma ferramenta que proporciona aos estudantes conhecimento específico para competir a uma vaga no mercado de trabalho. Para os alunos de ensino médio e demais interessados, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), oferecem vagas em programas como o MedioTec e Pronatec Voluntário.

Para quem cursa a partir do 2º ano do ensino médio, o MedioTec traz mais de 10 mil vagas em 21 cursos presenciais e a distância (EaD) nas áreas de Turismo, Hospitalidade e Lazer, Gestão em Negócios, Produção Alimentícia e Recursos Naturais. Para fazer a pré-matrícula, o estudante deve buscar informações junto à Secretaria de Educação do seu estado.

Já a modalidade Pronatec Voluntário EaD está com pré-matrícula aberta até o dia 18 de agosto. São 31 cursos de Formação Inicial Continuada nas áreas de Turismo Hospitalidade e Lazer, Recursos Naturais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Produção Alimentícia, Produção Artística, Cultural e Design, Infraestrutura e Produção Industrial. São mais de 260 mil vagas para pessoas a partir de 15 anos.

Ascom Mtur

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo