Naufrágio de barco com migrantes diante da costa grega deixa mortos

Segundo a polícia, ao menos 15 pessoas morreram afogadas, incluindo uma criança. Sobrevivente grávida foi resgatada.

Ao menos 15 pessoas, incluindo uma criança, morreram afogadas nesta segunda-feira (24) no naufrágio de um navio carregado de migrantes diante da costa da ilha grega de Lesbos, no leste do mar Egeu, informou a polícia portuária grega, segundo a Reuters.

Oito corpos foram recuperados em território grego e outros sete em águas turcas, segundo um funcionário da guarda costeira grega. Acredita-se que o barco partiu da Turquia no domingo à noite, afirma o G1.

Citando sobreviventes, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) disse que havia 25 pessoas a bordo, e dois sobreviventes, um deles uma mulher grávida, foram levados ao principal hospital da ilha de Lesbos.

Onze migrantes sírios morreram na mesma área no dia 24 de março, segundo a guarda-costeira turca, citada pela France Presse. Nove passageiros do mesmo barco puderam ser resgatados.

Lesbos foi a principal porta de entrada para quase um milhão de refugiados sírios, iraquianos e afegãos que cruzaram a Turquia rumo à União Europeia em 2015. Um acordo entre a UE e Ancara firmado em março do ano passado praticamente fechou essa rota.

Pouco mais de 4.800 refugiados e imigrantes cruzaram da Turquia para a Grécia neste ano, de acordo com dados do Acnur, e cerca de 20 chegam às ilhas gregas todos os dias.

No mínimo 173 mil pessoas, a maioria da Síria, aportaram em solo grego em 2016.

24/04/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo