MUNICIPIOS – Municípios alagoanos têm até 15 de março para atualizar cadastro no Programa de Regionalização do Turismo, definido pelo Ministério do Turismo

A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) está convocando os municípios turísticos do estado para atualizarem as informações para o Mapa do Turismo Brasileiro. O prazo para a atualização do cadastro é até 15 de março, e os gestores municipais devem estar atentos para garantir que as informações sejam validadas dentro do prazo estabelecido pelo Governo Federal.

Segundo a superintendente de Infraestrutura Logística para o Turismo da Setur, Sandra Villanova, a atualização no cadastramento dos municípios é fundamental para impulsionar o turismo regional do estado. Ela ressaltou a importância de manter o cadastro atualizado para destacar Alagoas como referência no turismo nacional e direcionar recursos do Governo Federal para a estruturação do setor no estado.

Para o cadastramento, os municípios precisam apresentar documentos que comprovem a existência de um órgão ou entidade municipal responsável pelo setor turístico, dotação orçamentária destinada à pasta, prestadores de serviços turísticos cadastrados no Ministério do Turismo, conselho ou fórum municipal de turismo, além do termo de compromisso de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo.

Alagoas atualmente conta com 53 municípios turísticos distribuídos em sete regiões turísticas cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro. A Setur está disponibilizando o email seturalagoas@gmail.com e o contato do WhatsApp 82 98833-9510 para sanar dúvidas dos gestores municipais.

O Programa de Regionalização do Turismo Brasileiro, instituído pelo Ministério do Turismo, reúne destinos e cidades que possuem vocação e são impactados pelo setor turístico. A categorização dos municípios define a área a ser trabalhada pelo Ministério no desenvolvimento de políticas públicas para cada região, além de identificar o impacto econômico do setor nos municípios.

A avaliação do desempenho do setor nas cidades é feita a partir da análise de cinco categorias: quantidade de estabelecimentos de hospedagem, empregos em estabelecimentos de hospedagem, estimativa de visitantes domésticos e internacionais, e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.

Portanto, a atualização das informações e o cadastro no Programa de Regionalização do Turismo são essenciais para impulsionar o setor turístico em Alagoas e garantir o direcionamento de recursos do Governo Federal para o desenvolvimento do turismo no estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo