MUNICIPIOS – AMA promove curso sobre condutas vedadas em ano eleitoral para servidores públicos em final de mandato em Alagoas.

A Associação dos Municípios Alagoanos – AMA – tem se destacado pelo seu compromisso em capacitar os servidores públicos, visando sempre a melhoria na gestão municipal. Na última segunda-feira, dia 11, a associação deu início a mais um curso direcionado aos gestores e servidores públicos, com o tema “fim de mandato”, algo muito pertinente para o cenário atual de 2024.

O curso, que conta com a parceria de órgãos de controle, traz palestrantes especialistas que orientam sobre condutas vedadas em ano eleitoral, prestação de contas, regras de transição na gestão pública, a nova lei de Licitações, Improbidade administrativa, entre outros temas essenciais para uma gestão transparente e eficiente.

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, ressaltou a importância da parceria com os órgãos de controle, destacando que esse é apenas o primeiro curso de 2024 com foco na transição de mandatos. De acordo com o prefeito, a meta é garantir que a transição seja realizada com qualidade e dentro das normas estabelecidas.

Representando o Tribunal de Contas, o presidente Fernando Toledo afirmou que o momento é de expansão de conhecimento e orientação, visando evitar erros e garantir a transparência na gestão pública. Ele também anunciou o prazo final para a entrega das prestações de contas, que será no dia 30 de abril.

O consultor contábil Éber Wesley ressaltou a importância dos municípios alagoanos ficarem atentos aos prazos e procedimentos contábeis, destacando a obrigatoriedade de divulgação de informações como depreciação de bens e ajustes para perdas de recursos inscritos na dívida ativa.

Nesse período pré-eleitoral, o consultor Marcelo Cumaru alerta para a necessidade das instituições redobrarem a cautela com relação aos prazos estabelecidos pela Lei 9.504, principalmente em instrumentos públicos, como redes sociais.

Em resumo, a AMA segue cumprindo seu papel de promover a capacitação e orientação dos gestores e servidores públicos, visando uma gestão eficiente e transparente para os municípios alagoanos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo