MUNICIPIOS – Alagoas assina empréstimos com a Caixa para melhorar abastecimento em regiões estratégicas no estado: Bacia Leiteira, Olho D’Água, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia.

O Estado de Alagoas deu mais um passo importante para a melhoria do fornecimento de água e esgoto em várias regiões, com a assinatura de aditivos nos contratos com as concessionárias BRK Ambiental e Águas do Sertão. Essa ação faz parte do Programa Mais Água Alagoas, que tem como objetivo universalizar o saneamento até 2033, conectando todos os domicílios à rede de água e 90% à rede coletora de esgoto.

A cerimônia de assinatura dos aditivos contou com a presença do governador Paulo Dantas, dos secretários Vitor Pereira (Governo) e Renata dos Santos (Fazenda), além de diretores da Caixa, Casal e das concessionárias. Os aditivos vão incorporar novos investimentos e realizar obras para ampliar a oferta hídrica em diversos municípios, além de adiantar prazos nos contratos iniciais.

Um dos aditivos assinados é entre a Casal e a ADS, que prevê a melhoria no fornecimento de água em 28 municípios, incluindo a redução de perdas no sistema de produção da bacia leiteira. Além disso, estão previstos investimentos do Governo para implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário em municípios como Delmiro Gouveia e Piaçabuçu.

A Águas do Sertão, em parceria com a Casal, vai atender 34 municípios da Bacia Leiteira e região serrana, beneficiando 568 mil habitantes com melhorias nos sistemas de água e esgoto. Já a BRK Ambiental vai focar seus investimentos na produção e abastecimento de água em cinco municípios da Região Metropolitana de Maceió.

Além dos aditivos com as concessionárias, o Estado também celebrou contratos de repasse com a Caixa Econômica, no valor superior a R$ 300 milhões, para realização de obras que irão melhorar a captação e distribuição de água em diversos municípios como Delmiro Gouveia, Olho D’Água das Flores, Palmeira dos Índios e na Bacia Leiteira.

Com essas ações, Alagoas avança no sentido de garantir o acesso à água e saneamento básico para toda a população, visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo