Marx Beltrão é ministro do Turismo
Junho é mês de festa. A temporada oficial de São João começa a ganhar as ruas e a movimentar o turismo, principalmente no Nordeste brasileiro. Mas por trás das bandeirinhas, da fogueira, das roupas, danças e comidas típicas existe inclusão social e geração de emprego e renda. São milhares de brasileiros que trabalham em função deste grande evento – produzindo fantasias, artesanato, ou preparando o melhor da gastronomia regional. As festas juninas já movimentam a economia do Brasil, mas têm potencial para contribuir de maneira ainda mais efetiva.
Após a identificação dos festejos, abrimos uma chamada pública para a realização de ações de promoção, e cinco cidades foram contempladas: Campina Grande (PB), São Luís (MA), Corumbá (MS), Belo Horizonte (MG) e Bragança (PA). Os destinos receberão jornalistas e influenciadores digitais de todo o país para apresentarem um pouco de suas festas e atrações.
Não é à toa que o Ministério do Turismo dá atenção especial aos festejos juninos. Estamos vendo que, apesar de o Nordeste ter forte tradição na organização desta importante manifestação da cultura do nosso povo, o São João é uma festa brasileira. De todo o Brasil. Por isso, além das ações de promoção, estamos investindo cerca de R$ 5 milhões na realização dos eventos.