Manifestação de domingo fortalece Bolsonaro, mas não influencia investigações, aponta pesquisa Genial/Quaest com 2.000 pessoas entrevistadas.

Após três dias do ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no último domingo, uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest revelou importantes percepções da população brasileira em relação ao evento e ao atual cenário político do país.

De acordo com os resultados obtidos, a maioria dos entrevistados (53%) não considera que as investigações em andamento tornam o ex-presidente vítima de perseguição. Além disso, metade dos participantes acredita que Bolsonaro saiu fortalecido da manifestação, demonstrando uma divisão de opiniões entre os brasileiros.

Outro dado relevante apontado pela pesquisa é que 47% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente participou de um plano de golpe, enquanto 51% consideram correta a decisão de torná-lo inelegível. Em relação à possibilidade de prisão de Bolsonaro, 50% dos entrevistados acham que seria justo, enquanto 39% discordam.

A pesquisa também abordou a dimensão da manifestação que ocorreu na avenida Paulista, com 68% dos entrevistados a considerando grande. Ainda, a maioria dos participantes (56%) considerou que tudo transcorreu dentro dos limites da lei, apesar de algumas críticas em relação ao evento.

No que diz respeito à influência do ato do dia 25 nas investigações em curso envolvendo Bolsonaro, a opinião se divide: 48% acreditam que não terá impacto, enquanto 34% esperam que o ritmo dos inquéritos seja acelerado.

Por fim, a pesquisa buscou compreender como os entrevistados se informam sobre política, observando uma clara divisão de opiniões entre aqueles que utilizam a mídia tradicional e os que preferem as redes sociais e o WhatsApp. Os eleitores de Lula tendem a buscar informações em veículos tradicionais, enquanto os seguidores de Bolsonaro optam pelas redes sociais.

Os resultados foram obtidos a partir de entrevistas presenciais com 2.000 pessoas realizadas entre os dias 25 e 27 de fevereiro, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Esses dados refletem a complexidade do atual cenário político brasileiro e a diversidade de opiniões presentes na sociedade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo