MACEIÓ – “Serviço de Convivência da Semdes promove inclusão e qualidade de vida para idosos, crianças e mulheres em Maceió”

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) vem desempenhando um papel crucial na vida de diversos segmentos da população maceioense. Idosos, crianças, adolescentes e mulheres têm encontrado nesses equipamentos, localizados principalmente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), uma oportunidade de inclusão social e melhoria na qualidade de vida.

O secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, demonstrando sensibilidade e comprometimento com a causa, deu início a um cronograma de visitas às unidades do Serviço de Convivência. O objetivo é conhecer de perto as atividades desenvolvidas e entender como esses espaços impactam positivamente a vida dos usuários.

Durante as visitas, grupos têm realizado apresentações culturais, mostrando o melhor de cada um. Recentemente, foi a vez do Cras Cacilda Sampaio, localizado no Vergel do Lago, receber a visita do secretário. O grupo de idosas e mulheres encantou a todos com uma animada dança de Carimbó e demonstrou o aprendizado nas aulas de Karatê.

Ao conversar com os participantes, o secretário Fernando Davino ressaltou a importância das atividades desenvolvidas pelo Serviço de Convivência no combate à depressão. Ele destacou que o ambiente de convivência e inclusão tem impactos significativos na saúde mental e emocional dos usuários, tornando-os mais felizes e realizados.

Dona Cícera Ricardo, participante há mais de 20 anos do Serviço de Convivência, compartilhou sua experiência pessoal, destacando como as atividades a ajudaram a superar a depressão após a perda do filho. Ela enfatizou o apoio e acolhimento recebidos no Cras, ressaltando a importância de se manter ativa e participativa.

Em Maceió, aproximadamente 2.500 pessoas participam das atividades do Serviço de Convivência, distribuídas em 16 núcleos localizados nos Cras e em outras unidades. A coordenadora-geral do Serviço de Convivência, Daniele Oliveira, destacou a diversidade de atividades oferecidas, ressaltando os benefícios em termos de socialização, desenvolvimento pessoal e autonomia dos usuários.

Diante desse cenário, fica evidente a relevância do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na promoção do bem-estar e na inclusão social de diferentes grupos da população maceioense. A iniciativa do secretário em conhecer de perto essas ações demonstra o compromisso da gestão com a melhoria da qualidade de vida e a promoção do desenvolvimento pessoal de todos os envolvidos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo