MACEIÓ – Prefeito de Maceió busca inclusão da cidade no programa ‘Memória do Mundo’ da Unesco em visita à França

O prefeito de Maceió, JHC, esteve nesta terça-feira (17) na sede da Unesco, em Paris, para discutir a inclusão da cidade no programa ‘Memória do Mundo’. O programa, criado em 1992, tem como objetivo identificar e preservar documentos e arquivos que fazem parte do patrimônio histórico da humanidade.

Durante sua visita à França, JHC anunciou que será elaborado um plano de trabalho com a ajuda de especialistas da Unesco. Esses especialistas, que trabalham para a agência especializada das Nações Unidas, irão auxiliar a capital alagoana na execução dos trabalhos.

“Conversamos com os maiores especialistas aqui da Unesco para elaborarmos um plano de trabalho e eles estarem nos auxiliando em Maceió. Eles estiveram no Rio de Janeiro, na semana passada, vão fazer um outro evento na América Latina e esperamos que Maceió possa entrar nesse circuito seleto, com toda essa expografia da nossa história, nossa cultura e produção de conhecimento para nossa cidade, nosso estado e nosso país”, afirmou o prefeito.

Além disso, JHC formalizou uma parceria com o governo francês para o resgate e preservação do patrimônio histórico de Maceió. Essa parceria também conta com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Através dessa colaboração, museus que estão temporariamente fechados em Maceió serão reabertos.

Durante a visita à França, além das reuniões na Unesco, JHC também visitará alguns museus do país. Essa oportunidade oferece a ele a chance de conhecer experiências bem-sucedidas de preservação do patrimônio histórico, que podem ser aplicadas em Maceió.

A inclusão de Maceió no programa ‘Memória do Mundo’ é uma grande conquista para a cidade. Essa iniciativa possibilitará a identificação e preservação de documentos e arquivos de grande importância histórica, contribuindo para a valorização da cultura local e para o fortalecimento da identidade alagoana.

Com o apoio da Unesco e da parceria com o governo francês, espera-se que os trabalhos de preservação do patrimônio histórico de Maceió sejam bem-sucedidos. O prefeito JHC está empenhado em garantir que a cidade entre para o circuito seleto das cidades contempladas pelo programa ‘Memória do Mundo’, e que a história e cultura de Maceió sejam reconhecidas e valorizadas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo