MACEIÓ – Equipe da Saúde de Maceió reforça campanha nacional contra maus-tratos aos animais durante o Abril Laranja.

Durante todo o mês de abril, a equipe Multiprofissional da Atenção Primária (eMulti) da Secretaria de Saúde de Maceió está empenhada em conscientizar a população sobre a importância de combater os maus-tratos contra os animais. A campanha nacional Abril Laranja, voltada para a prevenção da crueldade animal, ganha destaque na capital alagoana por meio da ação “Amo Meu Pet!”, promovida pela eMulti.

O médico veterinário Lindomar Machado tem ministrado palestras educativas nas Unidades de Saúde Sério Quintela (Santa Lúcia), Aliomar Lins (Benedito Bentes) e CAIC Benedito Bentes, abordando temas como castração, vacinação, vermifugação e posse responsável de animais. Durante as palestras, Machado ressalta a importância dessas medidas para a saúde dos pets, além de alertar sobre as consequências criminais para quem pratica maus-tratos e explora animais silvestres.

É importante destacar que a legislação brasileira já prevê punições para os maus-tratos aos animais. O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, de 1998, estabelece como crime abusar, maltratar, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados. A pena prevista para esse tipo de crime varia de 3 meses a 1 ano de detenção, além de multa.

A campanha Abril Laranja busca sensibilizar a sociedade para a importância do respeito aos animais, mostrando que esses seres também merecem cuidado, proteção e amor. A conscientização é fundamental para a construção de uma cultura de respeito aos animais, garantindo o bem-estar e a qualidade de vida de todas as espécies.

Por isso, a equipe da eMulti segue firme em seu propósito de educar e alertar a população sobre a gravidade dos maus-tratos aos animais e a necessidade de combater esse tipo de prática. O cuidado e o respeito pelos animais são deveres de todos e devem ser praticados diariamente, não apenas no mês de abril, mas durante todo o ano.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo