Lula anuncia investimentos em infraestrutura e saúde ao lado de pré-candidatos no Rio de Janeiro, em evento sem a presença do governador.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um anúncio de obras de infraestrutura em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, em um evento que teve forte tom de campanha eleitoral. O evento contou com a presença de seis pré-candidatos a prefeituras do estado do Rio, aliados políticos, ministros de Estado e deputados federais. O prefeito da cidade, Waguinho, que também é presidente estadual do Republicanos e apoiador de Lula desde o segundo turno da corrida presidencial de 2022, convidou parlamentares estaduais da sigla, mas estes não compareceram, gerando certo desconforto no ambiente político do evento.

Além dos pré-candidatos, estiveram presentes ministros de Estado e o governador Cláudio Castro (PL), que, mesmo estando na agenda da manhã em outra cidade da Baixada Fluminense, não compartilhou o palco com Lula no evento da tarde. Segundo informações, existe um atrito entre Castro e Waguinho desde que ambos romperam com a mudança no diretório do União Brasil no estado.

Durante o evento, Lula aproveitou para caminhar ao lado dos ministros Camilo Santana (Educação), Nisia Trindade (Saúde) e Anielle Franco (Igualdade Racial), e trocar afagos com Waguinho, seu principal cabo eleitoral na Baixada Fluminense em 2022. Lula também usou o palanque para atacar o ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que “um cara ignorante como ele jamais deveria ter sido eleito presidente da República.”

O evento ainda contou com a presença de Eduardo Paes (PSD), pré-candidato à reeleição como prefeito do Rio de Janeiro, e Talíria Petrone (PSOL), pré-candidata à prefeitura de Niterói. Na cidade, foram espalhados outdoors agradecendo a Lula pelos recursos ofertados ao município, onde o petista, apesar do apoio de Waguinho, perdeu para Bolsonaro em 2022. Também foram colocados banners de Lula ao lado de Matheus Carneiro, sobrinho de Waguinho e pré-candidato à prefeitura da cidade.

Além dos anúncios políticos, Lula participou da inauguração da Escola Municipal Arthur Araújo Lula, em homenagem ao seu neto falecido em 2019. Também foi anunciado um investimento de R$ 15 milhões para a construção da sede oficial do campus Belford Roxo do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), e a construção de um Hospital Oncológico, com investimento de cerca de R$ 40 milhões para procedimentos de alta e média complexidade e atenção primária (atendimento básico). No geral, o evento teve forte tom de campanha, com afirmações de apoio mútuo entre Lula, seus aliados políticos e os pré-candidatos presentes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo