Investimentos em Educação dentro do Sistema Prisional de Alagoas Resultam em Aumento Expressivo de Aprovados no Encceja PPL 2023

Na última edição do Encceja PPL 2023 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), Alagoas foi destaque entre os estados da federação pelo investimento em ressocialização por meio da educação. A participação de inscritos no exame cresceu quase 55% em relação ao ano anterior, um aumento expressivo que demonstra o comprometimento do estado com a reintegração social por meio da educação.

No ano de 2022, apenas 45 pessoas privadas de liberdade foram aprovadas no Encceja. Em contraste, no ano de 2023, 204 reeducandos conseguiram ser aprovados no exame, o que representa um aumento de 353% no número de aprovados. Esse resultado positivo é fruto das ações educacionais promovidas dentro do sistema prisional alagoano, que têm como objetivo promover a reinserção dos reeducandos na sociedade e no mercado de trabalho.

O secretário de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Diogo Teixeira, destacou que o investimento na educação dentro dos presídios continuará forte em 2024, seguindo um direcionamento do governador Paulo Dantas. O secretário ressaltou que a parceria com importantes instituições como o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Secretaria de Educação tem sido fundamental para alcançar os índices positivos no processo de ressocialização.

A erradicação do analfabetismo é uma das metas da atual gestão, que implementou ações como o censo educacional para identificar a escolaridade das pessoas privadas de liberdade. O acesso a estudo, trabalho e renda aos apenados é uma prioridade do governo e tem sido um vetor para a reinserção social.

Em outubro de 2023, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) noticiou um aumento de 17% nas inscrições para o Encceja PPL 2023. Alagoas se destacou como um dos estados com maior adesão, registrando um aumento de 55% nas inscrições em comparação ao ano anterior. Esta porcentagem coloca Alagoas como o terceiro estado com maior crescimento, ficando atrás apenas de Goiás e Roraima.

O Encceja é aplicado em todo o país pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e beneficia pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua a internação. A mobilização nacional realizada pela Senapen busca estimular a participação em massa e fomentar a política pública de ressocialização pela educação. Esses resultados demonstram a importância dos investimentos em educação como meio de reintegração social e transformação de vidas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo