INTERNACIONAL – Governo brasileiro aguarda autorização do Egito para a evacuação de brasileiros e imigrantes palestinos em Gaza

O governo brasileiro divulgou neste domingo (15) que um grupo de 28 brasileiros e imigrantes palestinos está pronto para ser evacuado da Faixa de Gaza. Essa operação de resgate é resultado dos esforços do Ministério das Relações Exteriores em conjunto com as autoridades egípcias.

De acordo com as informações fornecidas, o grupo é composto por 14 crianças, 8 mulheres e 6 homens adultos. Dessas pessoas, 10 estão localizadas em Rafah, uma cidade palestina na fronteira entre Gaza e o Egito, enquanto outras 18 estão em Khan Younes, um pouco mais ao norte. Vale ressaltar que entre essas pessoas, 22 são cidadãos brasileiros, 3 são imigrantes palestinos e 3 são palestinos com residência no Brasil.

No momento, o grupo aguarda a abertura da fronteira e a autorização do governo egípcio para ingressar no país. Para facilitar o traslado, uma aeronave da Presidência da República, um VC-2 com capacidade para até 40 passageiros, já está posicionada em Roma, na Itália, pronta para seguir viagem assim que houver a devida autorização.

A situação é acompanhada de perto pelas autoridades brasileiras, que negociam com o governo egípcio para garantir a entrada segura dos brasileiros e seus familiares no país vizinho.

Vale mencionar que essa operação de resgate é parte de um esforço maior para trazer de volta ao Brasil brasileiros que estavam em Israel. No total, até o momento, já foram repatriados 916 brasileiros, além de 24 animais de estimação. Recentemente, o quinto voo da operação Voltando em Paz chegou ao Rio de Janeiro, trazendo 215 brasileiros que estavam em Israel. Essa operação tem sido fundamental para garantir a segurança e o retorno desses brasileiros às suas casas.

Continuaremos acompanhando de perto essa situação e forneceremos atualizações sobre o andamento das negociações e a evacuação dos brasileiros e imigrantes palestinos da Faixa de Gaza.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo