Inflação do aluguel desacelera na 2ª prévia do mês, diz FGV

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) desacelerou a alta em meados de julho diante das quedas nos preços dos produtos agropecuários no atacado e de alimentos e vestuário no varejo.

O indicador subiu 0,53% na segunda prévia de julho, sobre avanço de 1,75% no mesmo período do mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira, revela o Terra.

No período, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, teve alta de 0,52%, contra 2,24% no mês anterior.

Os Produtos Agropecuários registraram na segunda prévia de julho queda de 2,13%, depois de terem subido 3,26% no mesmo período de junho.

A FGV informou ainda que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, desacelerou a alta a 0,39%, contra 0,99% antes.

A principal contribuição para o movimento veio do grupo Alimentação, que teve queda de 0,19%, depois de ter registrado um avanço de 1,47% no mês anterior.

Também teve destaque o desempenho de Vestuário, cujos preços apresentaram recuo de 0,87% no período, sobre alta de 1,15% na segunda prévia de junho.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou 0,90% em julho, depois de subir 0,48% antes.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

A segunda prévia do IGP-M calculou as variações de preços no período entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.

18/07/2018

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo