Índice de aprovação do presidente Lula se mantém estável em 38% após 11 meses de governo, aponta pesquisa Datafolha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), mantém uma taxa estável de aprovação desde o início de seu governo, há 11 meses. Segundo uma pesquisa do Datafolha divulgada na noite de quinta-feira, 38% dos brasileiros aprovam a gestão de Lula, um número que se manteve inalterado nos dois últimos levantamentos. Enquanto 30% dos entrevistados avaliam o governo como regular, outros 30% o veem como ruim ou péssimo.

Essa estabilidade nas taxas de aprovação do presidente Lula tem sido uma constante ao longo das quatro pesquisas realizadas pelo Datafolha desde o início do ano. Houve uma leve queda na aprovação identificada em um levantamento divulgado em junho, com 37% de aprovação. No entanto, esse resultado ainda se encontra dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O perfil dos brasileiros que apoiam o governo de Lula reflete tendências observadas em outros levantamentos realizados pelo instituto de pesquisa ao longo do ano. Os segmentos que historicamente tendem a preferir o nome do petista continuam a demonstrar seu apoio. Quase metade dos nordestinos (48%) demonstraram aprovação ao governo Lula, um número que chega a 50% entre aqueles com menor nível de escolaridade.

Esses resultados mostram que, mesmo diante de um cenário político polarizado e da atual crise econômica, o presidente Lula mantém uma base sólida de apoio entre a população brasileira. Sua gestão parece continuar a conquistar a confiança de setores importantes do eleitorado, como os nordestinos e os menos escolarizados.

Essa estabilidade na taxa de aprovação do presidente Lula pode ter implicações significativas para o cenário político nacional, já que ela pode influenciar a tomada de decisão de futuros candidatos e partidos políticos, bem como moldar o debate público sobre as políticas implementadas pelo governo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo