Incêndio destrói Museu Nacional, no Rio de Janeiro

Um incêndio de grandes proporções destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona Norte da capital fluminense, na noite deste domingo (2). O fogo foi controlado na madrugada desta segunda-feira (3).

O prédio histórico de dois séculos foi residência da família real brasileira. O museu estava fechado para visitação no momento em que o incêndio começou. As causas do fogo serão investigadas.

Mais antiga instituição histórica do país, o Museu Nacional do Rio foi fundado por D.João VI, em 1818. É vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com perfil acadêmico e científico. Tem nota elevada por reunir pesquisas raras, como esqueletos de animais pré-históricos e múmias.

Foi totalmente destruída a maior parte do acervo, de cerca de 20 milhões de itens. Fósseis, múmias, registros históricos e obras de arte viraram cinzas. Pedaços de documentos queimados foram parar em vários bairros da cidade.

De acordo com a assessoria de imprensa do museu e o Corpo de Bombeiros, não há feridos. Apenas quatro vigilantes estavam no local, mas eles conseguiram sair a tempo.

A Polícia Civil abriu inquérito e repassará o caso para que seja conduzido pela Delegacia de Repressão a Crimes de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, da Polícia Federal, que irá apurar se o incêndio foi criminoso ou não.

.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo