Hospital Geral do Estado atende 525 casos durante o feriadão de Carnaval, alerta para prevenção de acidentes

O Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió teve um movimentado feriado de Carnaval, com um total de 525 atendimentos entre os dias 10 e 14 de fevereiro. Desses atendimentos, 314 foram casos clínicos, 187 vítimas de acidentes, 20 pessoas feridas por agressões, três que se afogaram e uma que atentou contra a própria vida. Além disso, a unidade concedeu 193 altas médicas, realizou 148 internações, 44 transferências e 83 procedimentos cirúrgicos.

Dos casos de acidentes, 91 foram relacionados a acidentes de trânsito, incluindo 51 motociclistas e um ciclista. Além disso, houve 29 colisões, sete atropelamentos e três capotamentos. No total, 187 pessoas foram atendidas devido a acidentes, com 91 delas feridas no trânsito.

O diretor-geral do HGE, Fernando Fortes Melro, afirmou que o funcionamento da unidade ocorreu conforme o planejado, com todos os serviços disponíveis aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o feriado de Carnaval. Ele também alertou para o alto número de atendimentos a vítimas de acidentes, ressaltando a importância da prevenção e do uso correto de equipamentos de proteção.

Após o período de folia, é esperado um aumento nos casos de gripe, desconfortos gástricos, alergias e outras doenças causadas pela queda da imunidade. Por isso, a recomendação é que essas pessoas busquem atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Pronto Atendimento (UPAs).

Como referência para os casos de Média e Alta Complexidade de Urgência e Emergência, o HGE orienta que os indivíduos com quadros de saúde mais leves busquem atendimento em outras unidades disponíveis no Estado e no município de moradia. No entanto, o coordenador médico do HGE, Ricardo Calado, ressalta que a classificação de risco da unidade está preparada para avaliar, esclarecer e reforçar essa orientação.

O relatório do HGE sobre os atendimentos durante o feriado de Carnaval evidencia a importância de medidas preventivas e do cuidado com a saúde pública. Ações de conscientização e segurança no trânsito também se mostram necessárias diante do alto número de acidentes atendidos durante o feriado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo