GRUTA DE LOURDES

A homenagem a Nossa Senhora e à matriarca da família Breda.

Gruta_de_lourdes

Na década de 60, nada lembrava um bairro. Tudo era mata e uma pequena gruta. A família Breda, uma das mais tradicionais, chegou, construiu sua mansão e começou a lotear o imenso terreno, vendendo por preços módicos. O velho Breda quis homenagear sua esposa, dona Lourdes e Nossa Senhora de Lourdes,e daí surgiu o nome do novo bairro: Gruta de Lourdes.

As famílias de classe média começaram a se interessar pelo local, e foram construindo suas casas, já obedecendo à arquitetura moderna, separada uma das outras por muros, com jardins, garagem e quintal. Também doou terreno para a construção do primeiro grupo escolar. E o bairro foi crescendo.

Nos tempos da Jovem Guarda, muitos rapazes do Centro, Farol e Pajuçara pegavam o ônibus e seguiam para a Gruta, para paquerar as menininhas do bairro. Ficavam horas conversando nas calçadas, e daí surgiam os namoros e até casamentos.

A gruta ficou preservada por muitos anos, com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete. Com o passar do tempo, o local ficou abandonado e hoje exite uma desordem nas construções de algumas casas . A capelinha foi derrubada para dar lugar ao Hiper Center. Mas foi construída no outro lado, no loteamento Jardim do Horto, bem mais espaçosa e uma das mais preferidas pelos noivos da classe media para a cerimônia de casamento.

Com a instalação do Hiper Center Bompreço, o bairro cresceu mais ainda e modernizou-se. Também construiu-se uma estrada com ligação para a Serraria, e varias ruas receberam pavimentação. O crescimento exigiu o surgimento de escolas privadas, evitando o deslocamento para o Farol, onde se localizam os mais tradicionais colégios da cidade. Assim surgiu o colégio Maria Montessori, hoje já com segundo grau. Depois o colégio de Saint Germain, e no Jardim do Horto, o Monteiro Lobato, todos abrigando alunos da classe media.

 Confira nossa galeria completa.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo