Governo promove integração de comunidades e lança o Taça das Grotas

Uma grande competição de futebol irá reunir centenas de pessoas na capital alagoana. O Governo de Alagoas, através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), promove a primeira edição da “Taça das Grotas”, que vai movimentar 16 comunidades entre os dias 12 e 29 de novembro e dá o “pontapé inicial” com a reunião arbitral.

O evento ocorrido no Estádio Rei Pelé contou com a participação de representantes de todas as grotas que estarão presentes ao evento.

Participarão da competição as grotas de Piabas, Vale Verde, Pau D’arco, Pau D’arco 96, Triunfo, Santa Rosa de Lima, Divaldo Franco, Rafael, Santo Onofre, Macaxeira, Alto da Boa Vista, Aterro, Canal 5, Cigano, Antares e Eldorado.

Coordenador do Movimento de Humanização das Grotas, Robson Lima, o “Robinho das Grotas”, destacou a realização do evento. “Nunca vimos isso acontecer nas grotas de Maceió. Então agradecemos a secretária Claudia Petuba e o governador Renan Filho. Essa será uma grande oportunidade para os jovens, ansiosos por esse reconhecimento e essa chance de serem reconhecidos pelo futebol, jogar em campos conhecidos e se afastar do mundo da criminalidade”, afirmou.

Todas as equipes receberão uniformes personalizados para participar da competição, que será aberta no dia 12, no Estádio Rei Pelé. Durante três finais de semana, acontecerão jogos aos sábados, a partir das 8h, em campos que serão divulgados nos próximos dias. A grande decisão da competição acontecerá no dia 29 também no Estádio Rei Pelé.

Secretário executivo do Esporte e Lazer, Charles Hebert será coordenador da competição e aponta o diferencial da “Taça das Grotas”. “Momento positivo, presença de várias lideranças, atendendo o nosso chamamento e aproveitamos para destacar a importância da competição, que pode e deve ser incluída no calendário do futebol alagoano, incluindo socialmente as comunidades e os atletas participantes deste evento”, disse.

A Taça das Grotas faz parte do programa do Governo de Alagoas “Vida Nova Nas Grotas”. A Secretária Claudia Petuba lembrou que as ações do governo levaram à formatação da competição e que pode revelar novos talentos do futebol alagoano. “Ouvimos as comunidades e formatamos a Taça das Grotas. Essa ação é mais uma oportunidade para que todas as pessoas diretamente ou indiretamente envolvidas sejam reconhecidas e valorizadas. Além disso, podemos revelar ótimos jogadores. O atacante alagoano Roberto Firmino e hoje na seleção braxileira, por exemplo, surgiu justamente numa competição de comunidades carentes, na orla lagunar. Tenho certeza de que novos talentos podem ser descobertos nessa competição”, concluiu.

Regulamento

Deverão ser apresentados documentos que comprovem a idade do participante e documentos do responsável da Equipe (RG, CTPS ou outros documentos oficiais com foto) original e xerox para autenticação no dia da inscrição.

As inscrições serão limitadas a um número máximo de 16 equipes. Todas as equipes terão de se inscrever antecipadamente até o dia 27 de outubro.

Equipes

Cada equipe será constituída por 11 jogadores titulares, sendo um goleiro e nove jodarores reservas, totalizando 20 por equipe.

A equipe que não se apresentar em campo até quinze minutos após o início previsto receberá W.O com pontuação zero. Antes do início do jogo, o responsável pela equipe terá de apresentar junto à mesa a constituição da equipe e relação dos atletas.

O número de substituições é de cinco jogadores, sem retorno do jogador substituído. Os integrantes das equipes devem estar devidamente inscritos. Os jogadores deverão estar devidamente vestidos com material entregue pela Selaj de modo que não confundam as equipes em jogo.

Árbitro

O jogo será dirigido por árbitros que serão elementos nomeados pela organização da taça ou árbitros externos ao evento. Para casos mais complexos e graves (casos de indisciplina ou agressões), a decisão final será tomada pela organização, podendo os jogadores serem excluídos da competição.

Duração do jogo

Cada jogo será constituído de dois tempos de 30 minutos cada, devendo as equipes trocarem de lado a cada tempo.

Desempates

Em todos os jogos que terminem empatados o desempate acontecerá por meio de cobranças de pênaltis, sendo cinco cobranças de cada equipe e persistindo o empate, decisão por meio de cobranças alternadas.

Pontuação

A pontuação atribuída à cada equipe por jogo, segundo o resultado obtido, é a seguinte:

Vitória
3 pontos

Empate
1 ponto

Derrota
0 ponto

Fase eliminatória

A competição é no sistema mata-mata, estilo Copa do Brasil. Os dois times vencedores dos jogos semifinais disputarão o 1º lugar e os derrotados disputarão o 3º lugar e 4° lugar.

Critério de desempate

1. Número de Vitórias;
2. Saldo de gol;
3. Nº de gols marcados;
4. Sorteio.

Local da Competição

Os campos serão definidos pela Selaj e a grande final acontecerá no Estádio Rei Pelé.

Horário e dias dos jogos

Os jogos acontecerão aos sábados, iniciando às 8h. A grande final e a disputa pelo terceiro e quarto lugar será no dia 29 de novembro, às 8h.

Regras gerais

Os confrontos serão definidos por meio de sorteio, bem como a ordem dos jogos.
Cada equipe deverá ser constituída por um mínimo de 11 jogadores e um máximo de 20 jogadores. Destes, deverá ser indicado o responsável da equipe. As equipes serão compostas por jovens moradores das grotas.

A equipe deverá apresentar-se em condições de jogar (mínimo de 7 jogadores) à hora indicada pela organização.

Em casos de agressões envolvendo um jogador de uma equipe, este será imediatamente excluído da taça. Agressões envolvendo vários jogadores da mesma equipe serão punidas com exclusão da equipe.

Os jovens jogadores das grotas deverão apresentar o documento à mesa para jogar ou ficarem aptos para a partida.

Os caso omissos serão resolvidos pela organização da taça.

Ascom – 19/10/2017

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