Governo discute parcerias para ampliação de melhorias habitacionais nas grotas

As demandas sociais têm impulsionado cada vez mais a busca por soluções criativas. E é isso que o Governo de Alagoas tem feito para propor mais qualidade de vida aos moradores de grotas da capital alagoana. Em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat), o Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), tem realizado ações de melhorias habitacionais em áreas urbanas de maior carência.

Em reunião realizada na sede da Seinfra, nesta terça-feira (19), representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, do ONU-Habitat e da Seinfra alinharam a proposta de firmar um acordo de cooperação técnica em prol dos assentamentos precários do Estado.

Na ocasião, foi proposto um projeto em parceria com o Programa de Assistência Técnica do CAU/AL para dispor equipes de arquitetos e urbanistas nas grotas da capital, para dar o apoio técnico aos moradores. “Assim, mesmo os moradores que não foram contemplados com as melhorias habitacionais do Programa Vida Nova nas Grotas poderão contar o aporte de uma equipe especializada para fazer consultas gratuitas sobre reformas ou reparos em suas casas”, informou Lorena Coimbra, superintendente de Habitação da Seinfra.

Conforme Heitor Maia, presidente do CAU, uma pesquisa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo revela que 85% da população brasileira que constroi não têm assistência técnica de um arquiteto ou urbanista especializado.

“Muitas vezes, essas construções são feitas por pessoas que não têm o conhecimento técnico adequado, trazendo riscos de desabamentos, bem como comprometendo a qualidade dos espaços privado e urbano”, completou o técnico.

Paula Zacarias, analista de Programas do ONU-Habitat acrescenta ainda que as discussões em torno desse assunto tornam-se cada vez mais necessárias, ao passo que defende o aperfeiçoamento das políticas urbanas existentes.

“Assegurar o acesso à moradia digna, por meio da atuação da assistência técnica, é, sem dúvidas, muito importante para garantir melhores condições de habitabilidade, acessibilidade e disponibilidade de serviços básicos e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para todos”, enfatizou.

Seminário

Em paralelo, a reunião na Seinfra serviu também para traçar os últimos detalhes do próximo evento a ser realizado pela ONU-Habitat, em parceria com o Governo de Alagoas e o CAU/AL.

No dia 25 de julho, acontecerá o seminário ‘Assistência técnica em habitação de interesse social como alternativa para melhoramento dos espaços urbanos de Alagoas’, que  visa fortalecer capacidades técnicas e institucionais sobre melhoria e prevenção de favelas e das condições de vida dos habitantes destes assentamentos, bem como dos habitantes das grotas de Maceió.

“O seminário com o Governo de Alagoas e as demais instituições vem para mostrarmos experiências exitosas de solução para habitação de interesse social, através de exemplos que provam que é possível atender a essa camada da população, buscando atrair cada vez mais a participação do setor público”, explica Maia, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

O seminário terá como público-alvo técnicos do Governo de Alagoas e das Prefeituras Municipais, assim como graduados e graduandos em Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Engenharia Civil e áreas afins.

Na ocasião, serão abordadas alternativas de projetos e políticas públicas que envolvam a prestação de assistência técnica em habitação de interesse social como uma solução sustentável, eficiente e inclusiva de reestruturação urbana e qualificação das moradias.

Além disso, serão apresentadas as principais fontes de financiamento sustentável, por meio do reforço da capacidade econômica e financeira das cidades e da prestação de serviços básicos de infraestrutura e habitação a preços acessíveis.

SERVIÇO:

Seminário: Assistência técnica em habitação de interesse social como alternativa para melhoramento dos espaços urbanos de Alagoas

Data: 25/07/2018

Hora: 9h às 17h

Local: Auditório Aqualtune, Palácio do Governo de Alagoas, R. Cincinato Pinto, 77 – Centro, Maceió – AL

Ascom – 20/06/2018

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo