Governo de Alagoas promove Oficina de Desenho de Espaços Públicos em parceria com a ONU-Habitat no bairro Eustáquio Gomes

O Governo de Alagoas, em parceria com a ONU-Habitat, está promovendo mais uma Oficina de Desenho de Espaços Públicos, desta vez no bairro Eustáquio Gomes. O evento teve início na quinta-feira (19) e terminará nesta sexta-feira na Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça. A oficina conta com a participação de servidores estaduais, alunos, moradores e representantes do conjunto residencial.

O objetivo principal das oficinas é realizar um diagnóstico participativo com os moradores do conjunto Eustáquio Gomes para levantar ideias e propostas para a construção de um parque urbano pelo Governo do Estado. As obras estruturantes de mobilidade urbana serão executadas pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).

Essa não é a primeira vez que esse tipo de ação é realizada. Em 2018, uma ação semelhante foi realizada no Parque Linear do Cigano e, posteriormente, no Parque Linear da Grota da Freira, no bairro do Jacintinho. No entanto, a ação atual conta com a participação de mais de 50 inscritos, entre moradores e estudantes da Escola Alfredo Gaspar de Mendonça. Essa iniciativa é essencial para que o projeto final leve em conta a participação popular.

A secretária Especial de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Setrand, Andreia Estevam, destacou a importância desse tipo de ação. Segundo ela, é estratégico construir o processo desde o início e coletivamente, envolvendo as pessoas que usam o espaço. No primeiro dia da oficina, foi realizada uma escuta coletiva, e no segundo dia, a população, em equipe, teve a oportunidade de expressar suas ideias sobre o parque ideal para eles.

Além das obras estruturantes, o Governo de Alagoas, por meio do programa Vida Nova nas Grotas, promove melhorias de mobilidade com foco nas populações mais vulneráveis de Maceió e dos municípios. O programa inclui intervenções urbanas e territoriais que visam diminuir as desigualdades espaciais e de acesso a serviços. As comunidades são transformadas por meio da implantação de escadarias, pontilhões, passeios, canaletas e corrimão.

Atualmente, além das obras estruturantes, o programa também conta com uma coordenadoria que articula ações conjuntas com outras secretarias, visando promover estratégias, qualidade de vida, inclusão social e bem-estar.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo