Governo de Alagoas fará distribuição de sêmen para gado leiteiro

Em outubro, serão distribuídas mais mil doses para pequenos produtores de Alagoas

Governo de Alagoas distribuirá mil doses de sêmen para gado leiteiro, contemplando pequenos produtores dos municípios de Viçosa, Palestina e Jacaré dos Homens

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), promoverá nos próximos dias a distribuição de mil doses de sêmen para gado leiteiro, contemplando pequenos produtores dos municípios de Viçosa, Palestina e Jacaré dos Homens.

Por intermédio da Superintendência de Desenvolvimento Agrário, a Seagri já efetivou, durante o ano de 2016, a distribuição de quatro mil doses de sêmen com os produtores cadastrados pelos técnicos e que fazem parte de associações.

Os sêmens são das raças holandesas e Gir leiteiro e Girolando, que surgiu do cruzamento da raça gir, que é zebuína, com a holandesa, que é europeia. Do gir os animais herdaram a rusticidade e a resistência ao calor. Da holandesa, veio a boa capacidade leiteira.

De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, a doação de sêmen é mais um programa do Governo de Alagoas que tem como propósito a geração de renda, o desenvolvimento da agricultura familiar e a fixação do homem no campo. “Estamos fortalecendo a produção de leite nos municípios, também com melhoria genética das raças”.

Como explica Hibernon Cavalcante, da Superintendência de Desenvolvimento Agrágrio da Seagri, a distribuição das doses dos sêmens segue rigorosamente o cronograma estabelecido pelo Governo de Alagoas para com as associações dos pequenos produtores de leite no interior do Estado.

“A iniciativa da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura visa, sobretudo, que os pequenos produtores tenham acesso às raças leiteiras de grande produção de leite”, afirma Hibernon Cavalcante.

Ronaldo Lima – Agencia Alagoas
Sair da versão mobile